METEOROLOGIA INDICA POSSIBILIDADE DE TEMPORAIS EM SANTA CATARINA

Céu encoberto, pancadas de chuva e trovoada, com risco de temporal com ventos fortes e granizo, devem marcar o início desta semana no Estado, aponta a previsão do tempo da Epagri/Ciram. A condição se dá devido a uma massa de ar quente e aproximação de uma frente fria. Nesta segunda-feira, 11, a temperatura segue alta com máximas próximas aos 35°C na maioria das regiões. O vento sopra de nordeste a noroeste, moderado com rajadas intensas.

Na terça-feira e quarta-feira, o tempo segue com céu encoberto com chuva e risco de temporal isolado. Já o calor diminui um pouco, especialmente nas áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. O vento sopra de sudeste, fraco a moderado.

Para quinta-feira, a previsão é de muitas nuvens e chuva no decorrer do dia no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte. Nas outras regiões, nuvens que alternam com períodos de sol e chuva entre a tarde e à noite. Temperatura amena para a época do ano.

E a semana deve terminar com muitas nuvens e chuva no decorrer do dia no Litoral. Nas outras regiões, nuvens que alternam com períodos de sol e chuva isolada. A temperatura segue amena na sexta-feira.

Tendência de 16 a 25 de fevereiro

Entre os dias 16 e 17/02, chuva mais frequente no Litoral, mantendo uma temperatura mais amena em Santa Catarina. No restante do período, temperatura mais elevada no Estado, com predomínio de tempo seco e chuva mal distribuída no Oeste. As chuvas ocorrem principalmente no Litoral, por influência da circulação marítima.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

Calor Extremo: Procure manter os ambientes com temperaturas menores que 32 graus, especialmente naqueles com idosos ou com condições crônicas de saúde, tome banho frio, minimize exposições diretas ao sol, mantenha-se hidratado, bebendo água regularmente e outros líquidos não alcoólicos. Coma alimentos leves, frescos e de fácil digestão, tais como frutas e saladas. Vista roupas folgadas e de cores mais claras. Tenha cuidados especiais com mais idosos, doentes ou pessoas frágeis que podem precisar de ajuda para responder ao calor.

Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Para receber alertas da Defesa Civil no seu celular, envie o CEP por mensagem SMS para o número 40199.

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários e de curto prazo (de 1 até 3 h de antecedência), na página da EpagriDefesa Civil e nas redes sociais.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome