A Prefeitura de Florianópolis, através da Diretoria do Bem Estar Animal de Florianópolis – DIBEA, resgatou na sexta-feira uma cadela que vivia acorrentada e estava em risco eminente de morte, devido à falta de alimentação. Também foram resgatados seis filhotes que estão em período de amamentação.
A diretora Fabrícia Costa, relata que a DIBEA recebeu denúncia, através de um Boletim de Ocorrência e ao chegar ao local, em uma residência do Rio Vermelho, constatou que o animal estava em situação crítica, sem água e alimento, e abaixo do peso.
“A denúncia continha fotos, ponto de referência do local onde o animal estava e isso foi primordial para a avaliação de urgência do caso”. Os animais foram levados para o canil da Prefeitura, onde receberam atendimento veterinário e alimentação.
Eles ficarão em processo de recuperação pelos próximos 30 dias, após esse período poderão ser adotados. O tutor dos animais responderá judicialmente pelo crime de maus-tratos contra animais e terá que pagar multa administrativa, que varia de 500 a 3 mil por animal.
O canil municipal está abrigando aproximadamente 100 animais resgatados vítimas de maus-tratos. Para o processo de adoção, os interessados devem comparecer na DIBEA, ao lado do Cemitério Itacorubi. Horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, com carteira de identidade e comprovante de residência atualizado.