Para coibir e identificar ocorrências de práticas de abuso sexual em meio às atividades do serviço público, o governo do Estado através da Controladoria Geral de Santa Catarina, lançou hoje o Programa de Prevenção no Ambiente de Trabalho. Um levantamento da Controladoria revela que os riscos à integridade têm sido comuns em 70% das entidades. Cartilhas, vídeos e outros materiais já estão veiculados junto aos servidores e com acesso disponível no site www.cge.sc.gov.br/combateaoassedio.
O lançamento, no Teatro Pedro Ivo-Centro Administrativo do governo, teve a participação da vice-governadora Marilisa Boehm que relembrou sua experiência como delegada de polícia, em que as vítimas desistiam de denunciar os assediadores por vergonha e medo, às vezes de perder o próprio emprego. “A maioria das pessoas nem sabe o que é assédio. Por isso esse programa é tão importante, o objetivo do governo é conscientizar os servidores e orientar as vítimas a buscar ajuda”, destacou.
“O governador Jorginho Mello diz que a melhor ação que um governo sério e responsável pode fazer é cuidar das pessoas. É isso que estamos fazendo aqui, uma medida preventiva para evitar uma conduta que traz prejuízos e inquietação aos servidores atingidos, gerando improdutividade, desmotivação e danos psicológicos”, destacou Marcio Cassol, controlador-geral do Estado.
O evento contou com palestras e debates entre especialistas neste tema. Coordenado pela CGE, o Programa tem apoio da Secretaria de Administração, da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, da Polícia Civil e da Secretaria de Comunicação.