Como complementos urbanos da nova ponte da Lagoa da Conceição, o entorno da travessia, será revitalizado com novas estruturas de decks, atracadouros, com a implantação nas áreas dos aterros das duas cabeceiras “antigas” de ampla infraestrutura de lazer com contemplação das belezas naturais, playground, academia de ginástica e praça pública.O local, mais para frente, receberá uma rótula que compõe o futuro sistema viário de acesso à nova ponte.
As obras da ponte foram retomadas depois que, na última quinta feira, o Tribunal Regional Federal suspendeu a decisão da justiça federal de interditar os serviços.O prefeito Topázio Neto, comemorou o reinício dos projeto, lembrando que “talvez seja a obra mais licenciada da Capital nos últimos anos”. O projeto, conta com as devidas licenças ambientais provisória (LAP) e de instalação (LAI), concedidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), assim como as autorizações da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e da Capitania dos Portos.
A construção da nova começou em abril e, atualmente, voltaram a ser executados os serviços de implantação do aterro em rocha que vai abrigar a cabeceira da ponte, na área do Centrinho. Para o secretário de Transportes e Obras, Rafael Hahne, “o momento, agora, é de trabalhar muito para recuperar o tempo perdido e buscar entregar essa importante obra no prazo previsto de dois anos”.
OXIGÊNIO PARA A LAGOA
A construção da maior travessia do interior da Ilha de Santa Catarina, tem a característica ambiental de melhorar a oxigenação entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena. Além de embelezar ainda mais a região com um projeto arquitetônico de tirar o fôlego que engloba a revitalização do entorno da ponte e a melhoria da passagem das embarcações.
Os benefícios de toda essa infraestrutura de ponta vão decorrer do fato de que a altura livre, ou seja, a distância entre a lâmina d’água da Lagoa da Conceição e a ponte a ser edificada, será três vezes maior, se comparado à ponte existente. Isso porque, atualmente, na máxima maré, essa altura é de 1,80 metros, e passará a ser de seis metros. Sendo que a mesma proporção valerá para o vão livre, ou seja, o espaço para a passagem de embarcações sob a ponte, que hoje é de apenas nove metros e será de 30 metros.
Para o prefeito Topázio Neto, a estrutura não representa apenas uma melhora para o fluxo de veículos e barcos nesse ponto importante para a mobilidade da Capital, mas também, benefícios para ciclistas e pedestres. “Quem passa por essa região diariamente poderá contar com calçadas mais largas e ciclovia nos dois sentidos, além de aproveitar a revitalização do entorno”, destaca. No que o secretário Rafael Hahne complementa: “A nova ponte terá uma geometria muito mais fluida, dará condições de conectar a ciclovia das Rendeiras com a ciclovia e a ciclofaixa que vão ligar com o terminal da Lagoa (Tilag), ou seja, permitirá outros modais e dará acessibilidade”.
De acordo com o projeto executivo, a nova ponte da Lagoa da Conceição ficará à direita da ponte atual – que encontra-se desgastada e subdimensionada para o fluxo de veículos da região . Terá estrutura de concreto armado com guarda-corpos e formato curvo, 214 metros de extensão e 17 metros de largura, com a seguinte conformação: duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura, dois passeios (nas laterais de cada faixa) com 2,5 metros de largura e uma ciclovia bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários) de 2,80 metros de largura.