Uma central única de atendimento, congregando para chamadas de emergência, em um só número de telefone, a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e o Samu, será implantado pelo governo de Santa Catarina. A intenção foi anunciada pelo governador Jorginho Mello hoje, em Portugal, ao visitar e conhecer, juntamente com uma comitiva de autoridades catarinenses, o sistema tecnológico do Centro Operacional 112 Sul, na cidade de Oeiras, região metropolitana de Lisboa. É uma central telefônica que, com um único canal de atendimento, atinge todos os setores das forças de segurança.
“Essa convergência evita erros. Eles recebem, filtram e o próprio sistema já direciona para quem tem que tomar providências. Os nossos técnicos vão discutir com eles para que a gente possa aprender a captar essa experiência pra que a gente consiga em Santa Catarina atender ainda melhor as pessoas que precisam de socorro. A grande diferença deles é que eles têm um único número, o 112”, comentou o governador Jorginho Mello.
SEGURANÇA NACIONAL
A comitiva catarinense foi recebida pelas autoridades portuguesas do Ministério da Administração Interna. “Muito gosto em receber o governador aqui nas instalações. É aqui o grande centro da tecnologia do MAI (Ministério da Administração Interna), temos aqui o Centro de Operações do 112, a sala do centro de operações Sul que faz parte de um conjunto de quatro centros que estão distribuídos pelo país. Aqui também temos tecnologia da Rede Nacional de Segurança Interna, que faz toda infraestrutura de comunicações com as forças de segurança em todas as entidades do Ministério da Administração Interna”, disse o secretário-geral adjunto do Ministério, Antônio Pombeiro.
O secretário adjunto da Segurança Pública de Santa Catarina, coronel Flávio Graff que acompanha o governador, observou que “conhecemos um dos sistemas mais mais desenvolvidos de um país e queremos adotar no Estado. A inteligência artificial, os sistemas e a metodologia que usam dão celeridade no atendimento às pessoas que telefonam para esse número único”, destacou.
ENCONTRO NA EMBAIXADA
Antes da visita ao Centro Operacional 112 Sul, o governador Jorginho Mello, no primeiro compromisso da agenda de trabalho, se reuniu com o Embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva. O encontro teve como objetivo de encontrar caminhos para fortalecer as relações bilaterais entre Santa Catarina e Portugal, explorando oportunidades de cooperação nas áreas de economia, educação, cultura e turismo.
O governador destacou a importância de estreitar os laços com Portugal, um país com o qual o Brasil compartilha profundas conexões históricas e culturais. Além disso, o estado catarinense tem fortes ligações com o país por conta da cultura açoriana do litoral. O dialeto, hábitos e costumes foram herdados pelos então colonizadores portugueses e que ainda estão presentes em vários municípios de Santa Catarina.
Também estavam no encontro os integrantes da comitiva catarinense com secretários de Estado, parlamentares de Portugal e representantes da empresa aérea TAP, entre eles o CEO e presidente do Conselho de Administração da TAP, Luís Rodrigues. O governador Jorginho Mello destacou os potenciais do estado para os líderes políticos portugueses.