Para resolver situações de procedimentos médicos, principalmente em situação de emergência, o governo do Estado colocou hoje em operação um sistema de comunicação, via internet, entre os atendentes de ambulâncias e as unidades coordenadoras do SAMU em Santa Catarina. O novo serviço volante em tempo real, permite que as equipes médicas recebam informações da Central de Atendimento, acessem informações, consultem especialistas remotamente, compartilhem dados do paciente e até mesmo realizem telemedicina em casos mais complexos.
O primeiro teste, para comprovar efetivamente a comunicação, foi realizado hoje entre uma ambulância do SAMU baseada na cidade de Rancho Queimado, na região da BR-282 e a Central de Atendimento de Urgência em Florianópolis. Dependendo do resultado, o segundo passo será conectar a ambulância com os hospitais e futuramente possibilitar também que o médico realize o atendimento preliminar ao paciente via chamada de vídeo dentro da própria ambulância em casos mais simples.
O novo serviço, coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, segundo o secretário Marcelo Fett, demonstra que a tecnologia de internet, via satélite, é fundamental para garantir benefícios. “Esta iniciativa, destaca Fett, representa um avanço significativo no atendimento médico de emergência, pois estamos buscando uma conexão estável e confiável mesmo em regiões remotas onde a conectividade tradicional é limitada. Sob a liderança do Governador Jorginho Mello vamos ampliar a conectividade em Santa Catarina, o que trará impactos positivos na qualidade do atendimento na saúde e em outros setores”, observou o secretário.
SISTEMA 24 HORAS
O objetivo inicial é manter um veículo do SAMU conectado 24 horas por dia, com comunicação direta com a Central de Atendimento. Atualmente a comunicação é realizada via rádio ou mensagens de WhatsApp e dependendo da região a conexão não funciona, pois a internet é inexistente.
“Nosso município tem problema com sinal de internet, não temos telefone fixo em muitos localidades. Este teste acrescentará muito e vai melhorar ainda mais o atendimento desta equipe tão dedicada”, comenta a secretaria municipal da saúde de Rancho Queimado, Katy Kayser.
O diretor de Atendimento Pré-hospitalar Móvel (APH Móvel ), Dionísio Medeiros, acompanhou a instalação. “A iniciativa vai otimizar a velocidade da comunicação nas áreas que dificilmente têm acesso à Internet. Com este equipamento será possível informar com mais precisão o estado do paciente para Central de Regulação de Urgência, além de reduzir significante o tempo resposta no atendimento, principalmente naqueles momentos em que os segundos fazem a diferença para salvar uma vida”, explica.
O equipamento, cedido pela empresa em caráter experimental, não gerou custos e ficará em operação durante 60 dias, onde serão testadas a capacidade de comunicação e acesso a recursos online. Depois desse período, equipes técnicas da Secretaria da Saúde e da SCTI irão elaborar parecer sobre os resultados e benefícios obtidos.