INOVAÇÃO E CRESCIMENTO: PALHOÇA COMEMORA 130 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Estabelecido por lei em 1894 como município, Palhoça está comemorando hoje 130 anos de emancipação política. A partir da sua independência administrativa e política, Palhoça passou por diversas transformações, sendo hoje uma cidade que mescla aspectos históricos e culturais com uma infraestrutura moderna e atrativa para seus habitantes e visitantes.

Palhoça tem 222.598 habitantes, segundo o censo do IBGE. A cidade da Grande Florianópolis registrou um aumento de 62,09% em comparação com o Censo de 2010.
E seu crescimento, alinhado com a estruturação administrativa necessária, dá resultados. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego mostram que a cidade teve um saldo de 664 novos postos de trabalho formal criados em fevereiro deste ano, colocando Palhoça como a cidade da Grande Florianópolis que mais gerou empregos em 2024.

A cidade,  também é responsável por 65% de toda a produção da maricultura nacional, o que a coloca como a cidade que mais produz mariscos no Brasil. A produção de mariscos na região de Palhoça é responsável pela manutenção de, pelo menos, 600 empregos diretos, e a relação dos maricultores com a burocracia necessária para exploração das áreas aquícolas é exemplo. Palhoça foi a primeira cidade do país a legalizar todas as áreas de cultivo, com as licenças ambientais necessárias para criação de marisco, ostras e algas.

AS COMEMORAÇÕES

Para celebrar a data, eventos no decorrer do mês de abril agitaram várias regiões da cidade. As comemorações dos 130 anos de Palhoça começaram com a Feira Literária, que aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de abril. O evento, realizado no Centro Cultural Laudelino Weiss e na Praça 7 de Setembro, contou com o lançamento de livros, roda de conversa com escritores locais, palestras educativas, sarau literário, contação de histórias e apresentações musicais, enriquecendo a cultura local e proporcionando momentos de aprendizado e lazer para os participantes.

No dia 20 de abril, a Faculdade Municipal de Palhoça foi palco de um evento artístico, cultural e esportivo em celebração ao aniversário da cidade. A programação incluiu uma exposição de fotos da história do município. Também no dia 20 de abril, o Ginásio Nazareno Cândido, em Ponte de Imaruim, recebeu o Campeonato Catarinense de Karatê e a 14ª Edição da Caminhada pela Paz, que aconteceu no mesmo dia, contou com a participação de alunos e membros da sociedade, promovendo a integração e a conscientização sobre a importância da paz e da harmonia na comunidade.

A FESTA CONTINUA

Ainda dentro das celebrações de aniversário dos 130 anos, a série de eventos  continua.Nesta nesta sexta-feira, um Feirão de Empregos organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que acontecerá das 8h às 17h no SENAC Ponte de Imaruim, vai abrir novas frente de trabalho no mercado local.

No sábado, a agenda está repleta de atividades. Às 11h, haverá a inauguração da Avenida Jorge José da Rosa, uma importante via que liga Vale Verde ao Bairro São Sebastião. Também no sábado, das 9h às 18h, a Praça das Bandeiras será palco da Grande Feira de Artesanato e da Final do Canta Palhoça, com uma diversificada programação que inclui exposição de carros antigos, área kids, seleção do Canta Palhoça e atrações musicais locais.

No domingo, dia 28, o ponto alto das comemorações será na Praça das Bandeiras, no centro da cidade, onde das 10h às 22h haverá uma grande festa com área de recreação infantil, praça de alimentação com food trucks, corte de bolo às 15 horas, apresentação dos vencedores do 3º Canta Palhoça, Stamntisch, DJ, banda local e um show nacional com a Banda Sambô.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome