O programa de infraestrutura de transportes em Santa Catarina, em 2023, não permaneceu estagnado, como em anos anteriores, apenas no setor de rodovias.A política de planejamento, determinada pelo governador Jorginho Mello, avançou também para as áreas de portos, aeroportos e ferrovias. A nova logística sobre transportes começou em março com a criação, pelo projeto da Reforma Administrativa, da secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias que já viabilizou R$ 272 milhões em obras e projetos para o setor.
“Nossa secretaria conseguiu atingir em nove meses de trabalho resultados expressivos e dar andamento a demandas que há muito tempo eram aguardadas em Santa Catarina. Nossa agenda tem sido intensa e ainda teremos muito para entregar em 2024, especialmente este olhar estadista que o governador tem demonstrado”, avalia o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.
AEROPORTOS
“Temos 21 aeroportos, sendo 16 públicos administrados pelo Estado ou subdelegados aos municípios. Os investimentos vão permitir o desenvolvimento da aviação geral como os voos para os serviços de saúde, segurança e executivos. A recuperação desses equipamentos de infraestrutura é importante para a economia catarinense, pois movimenta o turismo e a atividade empresarial. Também estamos em avançadas negociações com as companhias aéreas para voarem em mais aeroportos do estado”, argumenta o secretário.
No setor aeroviário, a determinação do governador Jorginho Mello foi criar condições para que todos os aeroportos públicos do estado voltem a estar em operação. Com isso, foram viabilizadas obras em 12 aeroportos, com investimentos anunciados de R$ 46,7 milhões. O Aeroporto de Forquilhinha voltou a operar depois de quase dois anos fechado para obras e no início de 2024 os Aeroportos de Dionísio Cerqueira e São Joaquim também serão reabertos depois de muitos anos sem nenhum tipo de operação. O Aeroporto de Blumenau recebeu uma operação especial da Azul e voltou a ter voos comerciais depois de mais de 20 anos, além de importantes obras de infraestrutura.
Ainda, no mês de julho, foi estabelecida a elaboração do Plano Aeroviário de Santa Catarina, que está sendo desenvolvido pelo Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal para identificar as demandas e potencialidades de cada aeroporto e nortear os investimentos futuros. O plano inicia com 21 aeroportos, mas outros três serão incluídos, abrangendo então 24 cidades e regiões. O investimento é de R$ 1,4 milhão.
Paralelamente, foi lançado no mês passado, o primeiro edital de concessão do Estado, abrangendo através de parceria público-privada,PPP, o aeroporto de Jaguaruna, na região sul, durante evento corporativo para investidores na Bolsa de Valores em São Paulo. A previsão é que o leilão ocorra em fevereiro.
FERROVIAS
No setor ferroviário, o Estado segue investindo no desenvolvimento de dois projetos que poderão dobrar a malha ferroviária no estado. São R$ 32 milhões alocados no projeto executivo da Ferrovia dos Portos, com 62 km ligando Navegantes a Araquari, e o projeto básico do Corredor Ferroviário de SC, com 319 km ligando Chapecó a Correia Pinto. Os dois projetos se conectam com outros trechos que levam à Malha Sul Nacional.
“O último trecho ferroviário construído em SC foi em 1969, já se vão 54 anos. A elaboração desses projetos é fundamental para que possamos oferecer a investidores. O estado já vem conversando e discutindo com o mercado internacional que poderá se interessar em realizar os investimentos necessários para tirar os projetos do papel. É algo que levará muito tempo ainda, mas precisa ser começado. É um projeto de Estado e não apenas de um governo”, afirma Martins.
A secretaria criou ainda um Grupo de Trabalho para discutir o andamento dos projetos e propostas de novos trechos, como ligações entre Correia Pinto e Navegantes, entre Tubarão e Rio do Sul e entre Joinville e Itapoá.
PORTOS
O desempenho dos portos tem alcançado resultados superiores à média nacional, superando, com isso, a marca de 55 milhões de toneladas movimentadas em 2022. Dois portos (Navegantes e Itapoá) estão entre os maiores na movimentação de contêineres do Brasil, e no quadro geral, o Porto de São Francisco do Sul lidera com a maior movimentação absoluta de cargas.
No campo de investimentos, o Porto de Imbituba está investindo R$ 120 milhões com recursos próprios na recuperação do Cais 3, Acesso Sul e outras melhorias. No Porto de São Francisco do Sul a abertura de um novo acesso e a revitalização do Terminal Graneleiro, entre outras melhorias, que somaram investimentos de R$ 12 milhões.
“Participamos ativamente também das discussões sobre a captação de recursos para os projetos de dragagem, aprofundamento e alargamento do canal externo de acesso aos portos da Baía da Babitonga e da bacia de evolução do Complexo Portuário de Itajaí, que são obras fundamentais para receber os grandes navios e manter os Portos de Santa Catarina conectada com as principais rotas do comércio internacional”, completa o secretário Beto Martins.