INDICADORES ECONÔMICOS: PALHOÇA É A PRINCIPAL CIDADE BRASILEIRA EM DESENV0LVIMENTO

Prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia

“Planejamos a cidade com foco no desenvolvimento econômico”, foi a reação do prefeito Eduardo Freccia,  ao receber  resultados de um levantamento da  Agência de Classificação de Risco de Crédito Austin Rating, confirmando que  Palhoça, dentre as cidades de médio porte,  ocupa o  primeiro lugar no Brasil entre as cidades de médio porte, no quesito Indicadores Econômicos – Mercado de Trabalho. Produzido em parceria com a Editora Três, publicado em edição especial da revista ISTO É, Palhoça aparece como uma das  melhores cidades do Brasil em desenvolvimento.

“O reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo, nos motiva a fazer mais e melhor para oferecer cada vez mais qualidade de vida aos palhocenses. Aqui, trabalhamos também com foco no desenvolvimento econômico. Buscamos criar um ambiente favorável para negócios, desburocratizando serviços e tornando a cidade atrativa para a instalação de novas empresas”, expressa o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

Foram analisados 5.570 municípios no país todo. O relatório publicado pela Isto É enalteceu o trabalho realizado nas cidades que se destacam em um leque de indicadores que incluem as áreas Fiscal, Econômica, Social e Digital. Palhoça foi destaque da publicação como a melhor cidade de médio porte do país no quesito Indicadores Econômicos – Mercado de Trabalho, ao lado de Brasília (grande porte) e do município mineiro João Pinheiro (pequeno porte).

Foram as três cidades que alcançaram a maior pontuação na análise da Austin Rating, em suas respectivas categorias. Na categoria médio porte, Palhoça aparece à frente de cidades que sempre se destacaram como polos econômicos em Santa Catarina, como Jaraguá do Sul e Brusque.

CIDADE PLANEJADA

Além do ambiente favorável para negócios e a desburocratização dos serviços, o prefeito Eduardo observa que o município também dá atenção a obras que deixam a cidade bem estruturada e atrativa a novos negócios e a novos investimentos, gerando emprego e renda, fomentando recursos para que o município possa investir também nas áreas sociais. “Desde 2014, a Prefeitura está estruturando ações que colocaram a cidade em destaque na rota de grandes empresas. Com a criação do programa de competitividade Inova Palhoça, o município pôde garantir incremento da receita ao atrair empresas para a cidade”, destaca o prefeito Eduardo, que participou ativamente da gestão municipal nos últimos 10 anos, primeiro como secretário de Infraestrutura e Planejamento, e agora, desde 2021, como prefeito de Palhoça.

O resultado das ações lançadas pela Prefeitura é percebido no crescimento da cidade e nos números do desenvolvimento econômico. Desde 2013, o saldo de posições de trabalho formal geradas no município é de 14.542 vagas; o estoque atual é de 48.277 vagas formais preenchidas. Neste período, foram abertas, em Palhoça, 22.535 novas empresas; hoje, o município conta com 18.815 empreendimentos ativos.

VALORIZAÇÃO DA POPULAÇÃO

Questionado sobre a receita para alcançar resultados tão expressivos na gestão pública, o prefeito Eduardo exaltou o planejamento a curto, médio e longo prazo e a opção por formar uma equipe com servidores com qualificação técnica. “À frente da pasta de Infraestrutura e Planejamento, tive participação em todos os projetos do ex-prefeito e hoje somos um governo de continuidade”, destaca o prefeito Eduardo. “Num primeiro momento, estruturamos com equipamentos e servidores técnicos, elaborando projetos de obras e ações de curto, médio e longo prazo, buscando oferecer mais qualidade de vida, saúde, educação e segurança”, contextualiza.

Eduardo Freccia também cita que todo trabalho é feito pensando nas famílias, nas pessoas, na vida em comunidade. “É na cidade que as pessoas vivem, é aqui que elas buscam resolver seus problemas, é aqui que buscam por saúde, educação, segurança. É um desafio, como prefeito de uma cidade, zelar pelas pessoas e pelo município, e temos que buscar criar formas de atender sem repassar a conta para o cidadão. É aí que uma gestão moderna, eficiente e estratégica faz a diferença, otimizando o uso de recursos públicos e promovendo qualidade de vida à população”, finaliza o prefeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome