Dez caminhões carregados com 300 mil litros de combustível deixaram a Transpetro, subsidiária da Petrobras em Biguaçu, agora de noite, após a atuação da Polícia Militar para realizar o desbloqueio da via.
Cada veículo continha aproximadamente 30 mil litros de gasolina comum. Esse combustível foi destinado a 13 postos da região da Grande Florianópolis. A informação é do comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Araújo Gomes.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Junior, afirma que, desde o início da paralisação dos caminhoneiros, a postura do Estado sempre foi no sentido de garantir os serviços básicos para a população e que a ação da Polícia Militar em Biguaçu ocorreu justamente por conta disso.
“Esse movimento foi necessário porque a maior parte das pessoas já estava sem o mínimo de combustível para o seu deslocamento. A tendência agora é que a situação do abastecimento volte à normalidade”, diz o secretário.
De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais da Grande Florianópolis, Lurran de Souza, a maior parte dos postos que recebeu a carga deve começar a comercializá-la a partir das primeiras horas da manhã desta quarta-feira. Alguns deles, que funcionam 24 horas, já estão vendendo.
“Esperamos que esse combustível nos dê um alívio de até 24 horas”, afirma Souza, que salienta também que a situação de desabastecimento provocou uma corrida aos postos, mesmo entre pessoas que ainda possuíam combustível em seus veículos.