Depois da entrega na semana passada, da reforma da nova área de emergência do Hospital Celso Ramos, hoje o governador Jorginho Mello abriu, no Hospital Infantil Joana de Gusmão, também em Florianópolis, duas novas alas: as reformas da enfermaria da Unidade D e do Ambulatório Geral C. As melhorias incluem a ampliação dos leitos de internação, que passaram de 20 para 26, e a revitalização de 15 consultórios do ambulatório. A enfermaria retoma seu funcionamento na segunda-feira, enquanto o ambulatório reabre amanhã cedo.
“Estamos fazendo mais uma entrega, nesse hospital que é referência, a gente já fez muitas intervenções aqui. Só não vê quem não quer que a gente tá cuidando com muito carinho, tá mudando as instalações, transformando, dando mais condições de conforto para as pessoas que vêm para cá, as crianças, as mães, enfim todas e em todos os setores. A gente tá revisando, tá passando a limpo tudo que não fizeram em 30 anos em Santa Catarina”, disse o governador Jorginho Mello.
AS MELHORIAS
A Unidade D, maior enfermaria do hospital, com 500 metros quadrados, recebeu a instalação de uma nova rede de gases medicinais e vácuo clínico. As antigas tubulações não eram suficientes para atender às necessidades. O setor também foi ampliado e recebeu seis novos leitos de internação, bem como novos mobiliários, camas e poltronas, louças sanitárias, cinco aparelhos de ar-condicionado, revisão da rede elétrica, novo piso, pintura geral e decoração com temas infantis.
“Estamos colocando novamente os leitos clínicos em funcionamento, que por si só já é importante. Além de revitalizar as áreas, estamos aumentando seis leitos clínicos na Unidade D. Agora o hospital ultrapassa os 200 leitos, entre UTI e enfermaria. Esse aumento da capacidade instalada é um pleito antigo nosso. explicou o secretário Diogo Demarchi.
No Ambulatório Geral (Grupo C), que ocupa uma área de 600 metros quadrados, foram revitalizados 15 consultórios, sendo 10 destinados à pediatria geral e 5 à infectologia. As melhorias incluíram a troca do forro, novas longarinas, tratamento de infiltrações e pintura geral, instalação de 11 novos equipamentos de ar-condicionado e modernização da iluminação com lâmpadas de LED, mais eficientes e econômicas.
“Além de um espaço mais amplo e humanizado que a gente está entregando, também tem o aumento desse número de leitos. Então isso acaba refletindo diretamente no atendimento da população”, comemora a diretora do hospital, Maristela Cardoso