GOVERNADOR JORGINHO MELLO INAUGURA NOVA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL CELSO RAMOS EM FLORIANÓPOLIS

Precariedade, ambiente caótico, mal cuidado, paredes manchadas e descascadas, mobiliário antigo e desconfortável, falta de profissionais, gerando filas intermináveis de espera, são registros que agora fazem parte do passado, lá se vão quase 10 anos, do “calvário” que a Emergência do Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis, enfrentava para receber e tratar os pacientes.

Pois hoje, dentro do compromisso firmado no início da administração, para garantir “respeito e dignidade” à saúde pública, o governador Jorginho Mello inaugurou a reforma da Emergência do hospital.

Toda a área de emergência do Celso Ramos, que ocupa um espaço de 1.244 metros quadrados do complexo hospitalar, foi totalmente revitalizada.

Referência em neurotrauma (lesões traumáticas), oferecendo ainda, serviços especializados em urologia, clínica médica e cirúrgica, ortopedia, otorrinolaringologia e oftalmologia, sendo o único hospital público na Grande Florianópolis credenciado para tratamento do AVC. Em torno de 150 profissionais de enfermagem organizados entre os períodos diurno e noturno se revezam no setor, assegurando atender cada paciente por meio do Protocolo Catarinense de Acolhimento e Classificação de Risco, desenvolvido pela secretaria da Saúde.

NOVO VISUAL

As obras incluíram a aquisição de novo mobiliário, como mesas, gaveteiros, armários e nichos para armazenamento de medicamentos. Novas louças, com vasos sanitários e pias, que foram instaladas juntamente com torneiras de pressão e automáticas. O piso antigo, que estava danificado, foi substituído por uma nova manta vinílica e o forro foi completamente trocado, com a instalação de novas luminárias.

As melhorias ainda contemplaram o sistema de climatização, que foi revisado e limpo; com a instalação de novos aparelhos de ar-condicionado em sete consultórios; a revisão das réguas de gases medicinais; bem como o tratamento de infiltrações. Adicionalmente, foi instalado um vidro lateral no acesso à recepção, proporcionando proteção contra chuvas e vento-sul.

MÃO DE OBRA COM DIGNIDADE

Toda a mão de obra empregada na modernização da emergência, foi implantada por equipes de detentos do sistema prisional catarinense reduzindo, por consequência, os seus custos.

“Os presos estão tendo a oportunidade de trabalhar, reduzir a pena e fazer algo para a sociedade e que ajuda na ressocialização, que é cuidar de uma instalação de um hospital, ajudando a consertar, a melhorar, a trocar piso, janela, a pintar. Enfim, é uma parceria que todo mundo ganha. Nós estamos investindo muito na Saúde pública de Santa Catarina. O que nós já fizemos em um ano e sete meses ninguém fez. Tinha coisa aqui no Celso Ramos faz 10 anos e que ninguém fez nada. Eu sempre cobro pressa do secretário Diogo. E os diretores dos hospitais têm dado guarida, chamando o corpo funcional do hospital para atender, isso porque o tratamento começa pela porta. Ser bem recebido, ter uma cadeira para sentar, um copo d’água, isso é dignidade que a população merece”, disse o governador Jorginho Mello.

“Há mais de 10 anos, a emergência do Hospital Celso Ramos não passava por uma intervenção estrutural. O espaço atende entre 200 a 300 pessoas por dia. Essa revitalização não é apenas na infraestrutura, é um compromisso renovado com a saúde e bem-estar de todos que passam por suas portas”, afirma o diretor do HGCR, Michel Faraco.

A Emergência do Celso Ramos, que realiza de 8 a 10 mil atendimentos mensais, estará funcionando normalmente a partir de segunda feira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome