Para promover, regularizar e oficializar a identificação de cerca de 1.100 ruas de Florianópolis, a Câmara Municipal vai decidiu criar uma força tarefa, cumprindo assim, mais uma etapa do projeto do Plano Diretor, aprovado recentemente pelos vereadores. O anúncio foi feito hoje pelo vereador João Cobalchini, presidente da Câmara Municipal, reafirmando o “compromisso de oficializar, ainda neste segundo semestre, a regularização de logradouros públicos da Capital ainda sem nomenclatura”.
João Cobalchini lembra que a importância desse planejamento, “vai ensejar a regularização de inúmeras vias públicas, como um passo significativo para tornar a cidade mais moderna, inclusiva e preparada para enfrentar os desafios do desenvolvimento urbano”. Ele observa ainda que “o compromisso da Câmara Municipal na aprovação do novo Plano Diretor, também representou um futuro mais ordenado e próspero para a cidade, onde a preservação do espaço urbano caminha de mãos dadas com o respeito aos direitos dos cidadãos”.
As ações da força tarefa contempla vias que estão em áreas consolidadas até dezembro de 2016 – marco temporal da Reurb (Regularização Fundiária Urbana) – e estão entre as aproximadamente 4.500 ruas que foram incorporadas ao sistema viário da Capital num dos primeiros decretos publicados para regulamentar o texto da lei de planejamento urbano.
O presidente do legislativo garantiu que a Câmara Municipal de Florianópolis está empenhada em trabalhar de forma colaborativa com os órgãos competentes, a sociedade civil e demais instâncias envolvidas para viabilizar a regularização destas ruas. Esse esforço conjunto visa fortalecer a governança urbana, proporcionando um ambiente favorável para o crescimento equitativo da cidade.