FOCO PRINCIPAL DAS ENCHENTES EM SC: GOVERNO AUTORIZA OBRAS DE DRAGAGEM DO RIO ITAJAÍ-AÇU

SITUAÇÃO DE ENCHENTES: Rio Itajaí-Açu, corta as cidades do Alto Vale do Itajaí.

Numa decisão aguardada há décadas e fundamental para combater e amenizar os efeitos das enchentes em Santa Catarina, tendo como região mais frequente dos desastres naturais, as cidades do Alto Vale do Itajai, o governador Jorginho Mello amanhã, em Rio do Sul, assina a ordem de serviço para o início das obras de dragagem do Rio Itajaí-Açu.

Com investimentos de R$ 16 milhões, recursos do próprio orçamento do Estado, as obras estarão concluídas em seis meses. Os trabalhos vão ocorrer aproximadamente em oito quilômetros ao longo do rio que corta a cidade de Rio do Sul. Com a dragagem, a capacidade de escoamento das águas do rio e seus afluentes será aumentada, reduzindo riscos de transbordamentos e inundações. A obra não só protege as comunidades ribeirinhas, mas também fortalece a infraestrutura local contra eventos climáticos extremos.

“Essa é uma necessidade aguardada há anos pelas famílias do Vale do Itajaí e não tenho dúvida que levará mais tranquilidade para quem mora ali. A dragagem é fundamental para proteção dos moradores e prevenção das cheias. Proteção e prevenção é o que temos trabalhado fortemente na nossa Defesa Civil”, destacou o governador Jorginho Mello.

O evento está marcado para as 10h, no Centro de Inovação Norberto Frahm, envolvendo a população da região. A programação conta com ação educativa e distribuição de lanche para as crianças; atos da Casan e da Celesc; e o início do trabalho de limpeza do rio pela draga. A população está convidada a participar de ações de limpeza para retirada de lixo nas margens do Rio Itajaí-Açu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome