Para manter a preservação ambiental da área, bem como, a segurança dos visitantes e cumprimento das normas que limitam os acessos conforme determinação judicial, a partir de sábado, as pessoas que tenham interesse em se deslocar para a Ilha do Campeche em Florianópolis terão que, com antecedência, fazer o pedido de visita através do site da prefeitura.
Entre as mudanças, destaca-se a obrigatoriedade da autorização individual para visitação, que deve ser solicitada antecipadamente no site da prefeitura, pelo link: ilhadocampeche.pmf.sc.gov.br.
A autorização incluirá informações como o nome do visitante, a data da visita e o meio de transporte escolhido. É importante destacar que, além do ingresso, é necessário apresentar um documento de identidade, pois as autorizações são individuais e intransferíveis. Ademais, o ingresso não inclui o translado, sendo necessário contratá-lo separadamente.
O transporte comercial para acessar a ilha será restrito a embarcações devidamente autorizadas e vistoriadas, respeitando o limite diário de 800 visitantes. Essas vagas serão distribuídas entre diferentes associações e opções de transporte. O acesso à ilha também poderá ser realizado por meios próprios, como caiaques ou embarcações particulares, desde que sejam seguidas as regras estabelecidas para visitação.