Sob o tema “Emergência Climática” a ser debatido por especialistas, gestores públicos, sociedade civil organizada e representantes de comunidades, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, promove amanhã, a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente. Das 8h às 17h, serão discutidas soluções e estratégias que tornem a cidade mais sustentável e resistente diante das mudanças climáticas.
Com base em cinco eixos temáticos — Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Transformação Ecológica, Justiça Climática e Governança e Educação Ambiental —, a programação inclui palestras, grupos de trabalho e a inscrição de candidaturas para a delegação municipal. As propostas aprovadas servirão como base para o desenvolvimento de políticas públicas na Capital.
O secretário de Meio Ambiente, Eduardo Sardá, reforça a importância de um debate qualificado e orientado para a ação. “Florianópolis já alcançou resultados expressivos, como a preservação de 59% do território e a liderança nacional em reciclagem. Agora, precisamos dar um passo à frente, com políticas públicas ainda mais alinhadas aos desafios da crise climática e a participação ativa da comunidade”, afirma.
Christiane Catucci, presidente da FLORAM, ressalta que a Conferência é um marco para o planejamento ambiental da cidade. “O evento é uma oportunidade única de integrar diferentes perspectivas para avançarmos de forma coletiva e assertiva. Este é o momento de pensarmos juntos em como Florianópolis pode se tornar um exemplo ainda maior de sustentabilidade e justiça climática”, pontua.
PROGRAMAÇÃO
8h às 9h – Credenciamento
9h às 9h30 – Abertura oficial com Prefeito Topázio – apresentação do “Panorama das ações ambientais desenvolvidas em Florianópolis” e programação do evento
9h30 às 11h30 – Apresentação do tema e os 5 Eixos:
* Transformação Ecológica: Prof. Roberto Lamberts (LabEE/UFSC)
* Mitigação: Cibele Assmann (IPUF/SMPIU)
* Adaptação e Preparação para Desastres: Luiz Eduardo Machado (Defesa Civil de SC)
* Justiça Climática: Kelly Vieira (SMHDU)
* Governança e Educação Ambiental: Daiana Bastezini (COMCAP/SMMADS)
11h30 às 12h30 – Intervalo para almoço
12h30 às 13h30 – Grupos de Trabalho (GT) em cada um dos 5 Eixos Temáticos e Inscrição de candidaturas para delegação municipal
13h30 às 15h – Plenária para leitura e defesa das propostas
15h às 15h30 – Breve apresentação das candidaturas
15h30 às 16h – Coffee break
16h às 16h50 – Votação das propostas e eleição de pessoas delegadas
16h50 às 17h – Encerramento