Um dos bairros bastante castigado pelas chuvas, normalmente com a ocorrência de enchentes onde as águas invadem ruas e casas, a prefeitura de Florianópolis depois de desobstruir com maquinário pesado um córrego que travava a drenagem das águas, agora outra força tarefa deu início hoje à limpeza e retirada de entulhos dos bueiros na localidade de Rio Tavares, sul da Ilha.
Dentro do Programa Pacto pelo Saneamento, o secretário municipal de Limpeza e Manutenção Urbana, João da Luz os trabalhos, além de equipes de pessoal, conta com equipamentos de grande porte para a drenagem de todos os bueiros ao longoa da SC-405Em ação do Pacto pelo Saneamento, a Secretaria Municipal de Limpeza e Manutenção Urbana e a Defesa Civil iniciaram nesta quarta-feira (29) limpeza da rede de drenagem ao longo da SC-405.
A limpeza começou pelo Trevo da Seta, pela extensão de um quilômetro. Na medida em que avançar a limpeza do canal artificial de drenagem do Rio Tavares seguirá o serviço de desobstrução dos bueiros. Até sexta-feira, deverá ser feita a limpeza de pelo menos 20 caixas coletoras da rede pluvial melhorando o sistema de drenagem, informa Rangel Abreu Nunes, que coordena a ação com os hidrojatos. Com bueiros desobstruídos pelos caminhões hidrojato, a água escoa melhor para os canais de drenagem, desafoga a rede pluvial e evita alagamentos.
O Pacto pelo Saneamento da Prefeitura de Florianópolis foca em quatro eixos de atuação: pró-balneabilidade, gestão de drenagem, antecipação de metas da Casan e a consolidação de um Plano Diretor de Drenagem. O objetivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é transformar no curto e médio prazo a realidade do saneamento na cidade.