Florianópolis e Joaçaba, são as duas cidades catarinenses que ainda mantém a principal atração do carnaval: o desfile de escolas de samba. Em Florianópolis, hoje à tarde, a Escola de Samba “Ilha da magia” foi consagrada, por maioria de votos dos jurados, a grande campeã. Em Joaçaba, no meio oeste catarinense, hoje à noite, ainda haverá novo desfile oficial com a participação na passarela de três escolas: Unidos, Acadêmicos do Grande Vale e Vale Samba. Essas escolas também se apresentaram sábado de noite. Amanhã, às 16 horas, sai o resultado da campeã do carnaval de Joaçaba.
O desfile das escolas de samba esteve interrompido por dois anos devido à pandemia do coronavírus. E, neste 2023, finalmente o Carnaval com shows nas passarelas de Santa Catarina voltou e, como destaques, Florianópolis e Joaçaba.
O governador Jorginho Mello, no sábado, fez questão de prestigiar a festa da cidade do Meio-Oeste, região em que nasceu e residiu muitos anos da sua vida, desde a infância. O Carnaval de Joaçaba e Herval d’Oeste, cidade que desfila em conjunto no sambódromo montado na Avenida XV, recebeu R$ 500 mil de apoio do governo do Estado.
“O Carnaval chegou em Santa Catarina e o Governo do Estado está junto para garantir também segurança nas estradas e no convívio entre as pessoas. Recebam meu abraço, o governo quer cuidar das pessoas”, disse o governador Jorginho.