As mulheres em situação de rua acolhidas na Passarela da Cidadania, abrigo da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social, receberam ontem e hoje, programação especial em homenagem ao Dia da Mulher. As acolhidas tiveram cartinhas, teatro, conversas, mural interativo, música ao vivo e muito mais.
“Adorei (o dia das mulheres), muito bonito. Fazia muito tempo que não via uma mensagem tão linda, não estava esperando, fiquei muito emocionada. Gostei da música e das oficinas”, comenta Luciane Fernandes Nascimento, acolhida há um mês no espaço.
Na terça-feira, as acolhidas tiveram um almoço especial com direito a cartinhas e sobremesa. Após a refeição e a apresentação de teatro, participaram da programação da Prefeitura Municipal de Florianópolis na praça do Largo da Alfândega.
As celebrações não pararam só na data comemorativa e se estenderam até hoje e as mulheres aproveitaram o dia pintando as unhas na tenda da beleza, montada por educadoras da Passarela e por acolhidas que se voluntariaram. Na data, as acolhidas também receberam kits de beleza doados por voluntários da Fundação Somar. A programação encerrou com uma roda de contação de histórias, espaço em que as acolhidas dispuseram de livros e compartilharam vivências.
Além do acolhimento com pernoite, alimentação, kits de higiene e limpeza, cursos profissionalizantes e aulas da EJA em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, diariamente as pessoas acolhidas no espaço possuem local para conversa e trocas de experiências. A Passarela da Cidadania, assim como os outros abrigos municipais prezam pelo incentivo da autonomia e reinserção social do público atendido, por isto é tão importante que haja escuta qualificada, como é feita diariamente na Passarela.