A Faculdade Municipal de Palhoça (FMP), ao receber 50 estudantes de Pedagogia, oriundos do Centro Universitário Municipal de São José (USJ), promoveu uma recepção de acolhimento e distinção aos novos alunos. A FMP e a USJ assinaram um termo de cooperação técnica para transferência assistida dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia da USJ para a FMP.
Por recomendação do Ministério Público, o Centro Universitário Municipal de São José foi descredenciado no ano passado, depois de 15 anos de atividades. A partir daí, a Fundação Educacional de São José (Fundesj) selecionou, por meio de edital, duas instituições de Ensino Superior para receber os acadêmicos por transferência assistida: os estudantes dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis seguem os estudos no Centro Universitário Estácio de Santa Catarina; já os acadêmicos do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas foram transferidos para a Faculdade Senac Palhoça.
Já com relação à Pedagogia, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a FMP apareceram como opções viáveis, e a instituição de Palhoça acabou fechando o acordo com a USJ. O prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, relata que foi procurado pelo prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila. Orvino solicitou o acolhimento dos alunos, que serão bancados pela Prefeitura de São José. “Assim que nos procuraram, não pensamos duas vezes em atender ao pedido. É com muito carinho que nossa instituição recebe esses acadêmicos e vamos atendê-los da melhor forma possível. Como gestor público e principalmente como professor universitário, entendo a importância do ensino superior e não poderia deixar de prestar apoio neste momento”, considera o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.
Desde fevereiro, a Secretaria Acadêmica da USJ estabeleceu comunicação com os acadêmicos sobre a transferência assistida para a FMP. Uma equipe do USJ trabalhou em conjunto com os profissionais da Faculdade Municipal de Palhoça para melhor aproveitamento da matriz curricular.
A FMP disponibilizou 112 vagas para a USJ e 50 acadêmicos confirmaram a matrícula. Eles serão absorvidos nas turmas da 3ª à 8ª fase do curso de Pedagogia. Na noite desta quinta-feira (3), no início das aulas, a direção da FMP fez uma recepção exclusiva aos novos estudantes, no auditório da instituição.