A Faculdade Municipal de Palhoça (FMP), por intermédio dos cursos de Pedagogia e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, iniciou a formação continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede municipal de ensino de Palhoça.
O foco principal é analisar as possibilidades de uso das tecnologias educacionais na educação de jovens e adultos na rede municipal de Palhoça.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Base Curricular de Palhoça possuem, entre as competências a serem adquiridas, a cultura digital. Porém, a formação fragmentada das licenciaturas nem sempre permite aos professores uma noção mais aprofundada das possibilidades de uso das tecnologias em sala de aula. Ao conhecer as possibilidades de criação e interação do mundo virtual, o professor pode planejar atividades interdisciplinares significativas, utilizando-se das diferentes áreas de conhecimento inerentes à Educação de Jovens e Adultos.
Portanto, a ideia é pesquisar sobre as tecnologias educacionais e sua relação com o público da EJA; exemplificar o uso das tecnologias educacionais com foco nas redes sociais; destacar o uso das ferramentas do Google na Educação de Jovens e Adultos; e indicar as tecnologias educacionais como possibilidade para um trabalho interdisciplinar na EJA.
Aproximadamente 30 professores compareceram à primeira atividade, que abordou a temática “O público da EJA – A juvenilização e suas culturas”. A instrução foi ministrada pelo professor Horácio Mello.
O curso de estende até outubro e prevê outros cinco encontros, com os temas: “As redes sociais e as possibilidades de uso em sala de aula”; “O uso das ferramentas do Google para o trabalho cooperativo”; “O trabalho interdisciplinar a partir das tecnologias educacionais”; e “A construção de um projeto de trabalho interdisciplinar a partir das tecnologias educacionais”.
Ao final dos encontros, os professores deverão elaborar um projeto interdisciplinar, utilizando as tecnologias educacionais, direcionado à Educação de Jovens e Adultos.