Dentro da pré-temporada da Estação de Verão, iniciada em 2 de novembro, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina já socorreram 29 pessoas em situação de perigo por afogamento nas praias, além de trabalhos intensivos de orientação que resultaram em 95.677 intervenções preventivas.
Um importante dado observado neste período foi o registro de afogamentos, inclusive com óbito, em rios, áreas particulares e praias mais afastadas, longe dos postos de guarda-vidas.
Um dos focos principais nesta fase inicial é a formação de crianças no Programa Golfinho, voltado à educação sobre segurança no mar e em piscinas. Apenas na última semana, 262 crianças foram instruídas, preparando-as para reconhecer os perigos e agir de forma segura no ambiente aquático.
Além das crianças, no município de Jacinto Machado, 35 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) também foram instruídos e certificados pelo Programa Golfinho do CBMSC. A iniciativa, que visa aumentar a conscientização sobre segurança aquática, foi adaptada para incluir os estudantes da Apae, proporcionando a eles conhecimentos essenciais para a prevenção de afogamentos em ambientes de lazer, como praias, rios e piscinas.
Essa ação preliminar vai até o dia 15 de dezembro quando começa oficialmente a alta temporada nos balneários do Litoral catarinense, com estrutura completa, com cerca de 2 mil guarda-vidas empenhados para o verão.
SINALIZAÇÃO E TECNOLOGIA
Para saber se há um posto ativo, a tecnologia é uma importante aliada: basta acessar o aplicativo CBMSC Cidadão, que mostra em tempo real as áreas que possuem um posto de guarda-vidas ativado. Nos locais em que aparece a bandeira preta, significa que não há posto ativado. As praias mais indicadas para banho, com baixo risco de afogamento, estão sinalizadas com a bandeira verde. Dessa forma, é possível saber quais praias estão guarnecidas antes de sair de casa.
Desta forma, o reforço na prevenção durante a pré-temporada da Estação Verão pelo CBMSC inclui várias medidas estratégicas para ampliar a segurança e proteção dos banhistas.
ESTRUTURA DE VIGILÃNCIA
Ampliação do número de guarda-vidas nas praias: Desde o início da pré-temporada, o CBMSC coloca um número maior de guarda-vidas nas principais áreas de praia, mesmo antes da alta temporada, para garantir segurança já nos primeiros dias de calor e de movimentação de turistas.
• Ações de orientação e prevenção: O CBMSC intensifica as abordagens preventivas e educativas, realizando intervenções diretas junto aos banhistas para reforçar a importância de comportamentos seguros e o respeito às sinalizações de risco.
• Programa Golfinho: Especialmente voltado a crianças, o programa instrui sobre segurança aquática e como agir em situações de risco, capacitando-as a identificar sinais de perigo no ambiente aquático.
• Monitoramento em tempo real pelo aplicativo CBMSC Cidadão: Para facilitar o acesso à informação, o aplicativo CBMSC Cidadão disponibiliza dados em tempo real sobre os postos de guarda-vidas ativos. Isso auxilia os banhistas a escolherem praias com segurança reforçada antes de sair de casa.