‘ESTAÇÃO INVERNO”: INVESTIMENTOS DO GOVERNO DE SC VÃO ,POTENCIALIZAR O TURISMO NA REGIÃO SERRANA

Com riquezas naturais deslumbrantes, a região serrana catarinense, especialmente no inverno, se transforma no principal polo de atração e movimentação de turistas, a maioria em busca de presenciar e registrar, sob temperaturas mínimas que chegam abaixo de zero, o fenômeno da neve. Também a área, formada por montanhas, rica vegetação, os turistas são atraídos para degustação de vinhos e para conhecer a gastronomia típica da região.

E, para sustentar a importância histórica dessas riquezas naturais, o governador Jorginho Mello esteve na região no final de semana, lançando o Programa “Estação Inverno”, onde anunciou um pacote de investimentos nas áreas de infraestrutura., com projetos de melhoria das rodovias que dão acesso a comunidades do interior e as vinícolas, bem como, obras que irão oferecer maior qualidade hídrica e energética, além de ações de reforço da segurança para turistas e moradores.

O Governo do Estado também está atuando fortemente na publicidade dos potenciais turísticos da serra. A região é referência com a produção de vinhos, visitas à vinícolas, produção de maçã, salame, queijo serrano, peras entre outros produtos. Além disso, a cidade de Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil.

Paralelamente, o trade turístico da Serra Catarinense, ao festejar as decisões do governo, reconhece que as ações irão impulsionar ainda mais o turismo de inverno na região, aumentar o fluxo de visitantes, fortalecendo a economia local, gerando empregos e fomentando o desenvolvimento sustentável.

REGIÃO DOS GRANDES ATRATIVOS

“Nossa passagem pela serra foi para abrir o projeto Estação Inverno e potencializar a região. São investimentos da Celesc para ampliar a produção de energia limpa, o anúncio da parceria público privada para a concessão do Mirante da Serra do Rio do Rastro, além de outros investimentos importantes de diferentes áreas. Nossa ideia é mostrar a importância da neve, do frio, da nossa culinária, dos vinhos. Vamos estar ao lado dos grandes atrativos para que possamos explorar turisticamente tudo que temos”, reforçou o governador Jorginho Mello.

A decisão sobre a campanha de veiculação institucional, tem a estratégia não apenas de aumentar o fluxo de visitantes, mas também fortalecer a economia local.
O secretário de Estado da Comunicação, João Paulo Gomes Vieira, lembra que “estamos seguindo a determinação do nosso governador Jorginho Mello, de a gente olhar sempre com carinho para a Serra. Estamos com ações publicitárias e parcerias com influenciadores digitais regionais e nacionais com o foco em divulgar e promover os atrativos das cidades da região serrana. Em paralelo, o governador tem feito investimentos importantes na região”.
O secretário diz ainda que “essa é a primeira vez na história de Santa Catarina que um governador aposta e trabalha o turismo de inverno como produto”, destacou.

ESTAÇÃO INVERNO

O lançamento do “Estação Inverno”, foi realizado na sede da vinícola pioneira dos vinhos de altitude, reuniu cerca de 300 pessoas, entre empresários do setor do turismo, secretários de Estado, deputados, prefeitos da região, jornalistas e dirigentes de entidades ligadas ao segmento.

A escolha de uma vinícola para apresentar o “Estação Inverno” deste ano não foi por acaso. Quem justificou a escolha foi o secretário estadual de Turismo, Evandro Neiva: “É mais do que merecido ser aqui por toda a história que esse estabelecimento tem, pelo pioneirismo que essa família teve em investir aqui, pelo que ela representa no desenvolvimento do enoturismo catarinense. Por isso, não poderia ser em outro lugar. É uma questão de respeito, de entender que essa vinícola simboliza o inverno e a Serra catarinense”.

Segundo o secretário, o “Estação Inverno” é a maior ação que o governo já fez, reconhecendo o inverno como um produto turístico, como sendo uma característica especial do Estado de Santa Catarina. “Temos frio todos os anos, mas nós colocamos toda força e organização no verão. Agora o inverno vai receber do Estado a atenção que merece”, acrescenta Neiva.

Para a presidente da Villa Francioni, Daniela Freitas, o enoturismo desenvolve muito a região e ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas. “O sonho do meu pai não era apenas construir uma vinícola. Ele queria inspirar outros empreendedores a criar aqui um polo de vitivinicultura de alta qualidade para desenvolver a região e o sonho dele está se realizando. A escolha do Governo de Santa Catarina para anunciar esse programa aqui muito nos honra e sentimos como uma homenagem ao nosso pai, Dilor Freitas”.

O presidente da Associação Vinhos de Altitude, Diego Censi, destacou a importância dessa ação estratégica do governo em promover os potências do inverno como atratativo turístico.
“Especialmente pelo vinhos de altitude e pelos produtores de vinho e vinícolas, temos que agradecer esse apoio que a secretaria de Turismo, a secretaria de Comunicação do Estado e o governo como um todo estão dando, com a produção de vídeos e informação, levando a nossa Serra para os quatro cantos do Brasil e divulgando para o mundo o que temos aqui. Esse trabalho faz toda a diferença e nós, os empresários, estamos bem empolgados com esse olhar do governador”, informou Diego Censi.

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