Com previsão, segundo boletim oficial da meteorologia, de que amanhã, o tempo volta a ficar firme e o sol aparece entre nuvens na maior parte de Santa Catarina, com exceção da região norte onde ainda há possibilidade de chuvas fracas e esparsas, as equipes oficiais que atuam nos trabalhos de atenção e apoio às cidades e estruturas do Estado atingidas pelas chuvas começam a expandir o cronograma de serviços.
Relatório da Defesa Civil estadual divulgado no fim da tarde de hoje, aponta que se manteve em 144 o número de municípios com ocorrências relacionadas às chuvas e o número de cidades que emitiram o decreto de situação de emergência também se manteve em 113. Hoje também, o governador Jorginho Mello sobrevoou as áreas atingidas pelas cheias e verificou como o estrago poderia ter sido maior sem a existência das barragens de contenção, que atuam contra as enchentes nas cidades da região.
A força de trabalho na reconstrução e reparação dos danos é integrada pelos municipais apoiada pelo Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado além de contar com a participação de estruturas federais como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal. Até agora, o Governo do Estado entregou 77.829 itens de assistência humanitária para 23 municípios que solicitaram a ajuda.
A situação de tráfego pelas rodovias estaduais pode ser consultada, em tempo real, através do site da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade.
PREVISÃO DO TEMPO
AMANHÃ:
O tempo volta a ficar firme e o sol aparece entre nuvens na maior parte de Santa Catarina. Apenas no norte do estado ainda há possibilidade de chuvas fracas e esparsas. Apesar de as chuvas cessarem, o risco continua alto a muito alto para ocorrências como deslizamentos e inundações graduais. Os ventos sopram de leste/nordeste, com intensidade fraca a moderada e rajadas em torno de 50 km/h entre o Oeste e a Serra. Mínimas em torno de 5°C a 10°C no Grande Oeste, áreas serranas e Litoral Sul e entre 12°C e 17°C no restante do estado. À tarde, máximas entre 20 e 25°C no Oeste e entre 17°C e 20°C no litoral.
DOMINGO:
No domingo, uma área de baixa pressão atmosférica volta a deixar o tempo instável em todas as regiões catarinenses. Na metade leste do estado as chuvas devem ocorrer com fraca intensidade, enquanto no Grande Oeste podem vir em forma de pancadas moderadas a fortes e acompanhadas de descargas elétricas. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas, mas continua alto para inundações e deslizamentos. Temperaturas amenas pela manhã e se aproximam dos 30°C no Oeste durante a tarde.
SEGUNDA E TERÇA:
Na segunda-feira, uma área de baixa pressão aliada ao fluxo de calor e umidade do norte do país intensifica as instabilidades em SC, trazendo temporais com chuva intensa entre o Grande Oeste e o Litoral Norte. Na terça-feira, 17, o tempo continua instável no estado, principalmente nas áreas da metade norte.