“EMPREENDE PALHOÇA”: ALAVANCA PARA FOMENTAR E DESENVOLVER SETORES DA ECONOMIA

Com a missão de retratar ao mercado a importância e resultados do empreendedorismo, além das políticas de fomento à economia, integrantes de instituições que congregam o programa Empreende Palhoça, apresentaram, hoje, ao prefeito Eduardo Freccia, o balanço de resultados das atividades que, desde outubro de 2021,  vem impulsionando os negócios locais.Uma das alavancas recentes do programa está centrada na política de juro zero, instrumento financiador subsidiado pelo município e  voltado para empreendedores formais e informais.  Em síntese, segundo o prefeito “essa questão colaborativa é uma forma mais prática de alcançar resultados. Eu sou um entusiasta desse tipo de movimento, considero fundamental”, destacou.

“A ideia do grupo é fomentar a economia local através de ações conjuntas, além da integração das agendas próprias de cada instituição participante”, destaca Ruan Ferreira da Silva, coordenador da Sala do Empreendedor de Palhoça, vinculada à Secretaria da Fazenda. “No começo, a intenção da formação do grupo era só pra integrar as agendas, mas deu tão certo que a gente resolveu também adotar práticas de fomento em conjunto, e essas práticas acabaram dando mais certo do que as iniciativas isoladas. Assim, a gente consegue coordenar uma série de ações muito mais robusta e com um público muito mais proveitoso para cada tipo de ação”, ponderou.

O grupo se reúne uma vez por mês, promovendo uma conexão entre as entidades, para que todos saibam o que está acontecendo dentro do município de Palhoça na área da economia. “Começamos devagarinho, pensando no que poderíamos fazer, e agora está mais concreto. É um grupo onde conseguimos falar sobre empreendedorismo, sobre ações de inovação e novidades que podemos trazer para a classe empresarial de Palhoça”, pontuou a secretária de Desenvolvimento Econômico de Palhoça, Anna Paula Heiderscheidt.

RESULTADOS

Ao longo da apresentação, foram listadas algumas ações em conjunto que já foram arquitetadas pelo Empreende Palhoça, como por exemplo: o Seminário de Técnica de Vendas; o encontro Histórias Reais de Mulheres Reais, marcando o Dia Internacional da Mulher; a Oktober Beach, que celebra a tradição dos festivais de “gastronomia de rua”; a Semana do MEI, organizada recentemente; o Insight na Prática; o Geração Empreendedora; o Café, Conexão e Negócios; e o Futuro Cidadão Empreendedor, uma parceria com a UniSul que levou o empreendedorismo para dentro da escola; entre outras ações.

Em reunião mais recente, as entidades participantes decidiram concretizar o movimento e consolidar a posição do grupo com a realização de um grande evento, a Semana do Empreendedor, em outubro, quando o Empreende Palhoça completa dois anos de atividades. A princípio, o evento será realizado em formato de “summit”, no dia 5 de outubro, no Firenze Centro de Eventos, e deve receber cerca de 500 pessoas.

A Semana do Empreendedor também vai funcionar como uma espécie de “vitrine” para apresentar a cidade a potenciais investidores. Sertão apresentados números da economia do município, que vem em franca expansão, e das próprias instituições, com a intenção de atrair investimentos.

Além da Sala do Empreendedor, participam do grupo: a Secretaria de Desenvolvimento Econômico; o Instituto de Apoio à Inovação, Ciência e Tecnologia (Inaitec); a Associação Empresarial de Palhoça (Acip); a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL); o Impact Hub; o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); a UniSul; e a Associação Metropolitana de Micro e Pequenas Empresas (Ampe Metropolitana).

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome