EMPODERAMENTO ESCOLAR: PREFEITURA DE PALHOÇA LANÇA PROJETO INOVADOR NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Alunos da escola municipal Adriana Weingartner, no Caminho Novo, em Palhoça, participaram, hoje, de atividades educativas voltadas ao empreendedorismo e à economia doméstica. A atividade foi ministrada por alunos da UniSul que participam do projeto de extensão Futuro Cidadão Empreendedor, uma das parcerias que integram um programa criado pela Prefeitura de Palhoça para promover a cultura da mentalidade empreendedora entre os alunos da rede municipal de ensino.

A ideia de estabelecer o empreendedorismo como atividade permanente dentro do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes palhocenses é uma das metas do prefeito Eduardo Freccia, que é professor universitário e entende o quanto é importante preparar nossos jovens para serem futuros empreendedores.

O prefeito Eduardo Freccia, destacou que“queremos avançar cada vez mais no ensino do empreendedorismo, de uma forma estruturada e com continuidade no desenvolvimento dos estudantes. Não podemos aceitar que nossos alunos saiam da escola sem saber o que é um investimento, um negócio, uma bolsa de valores, sem ter a mínima noção sobre como abrir uma empresa. Precisamos mudar essa realidade e acredito que a mudança passa por parcerias como esta que fizemos com a UniSul, que está trazendo a metodologia do programa Futuro Cidadão Empreendedor para dentro das nossas escolas, para dentro do nosso programa”, reflete o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

CAPACITAÇÃO DOS ESTUDANTES

A ideia do programa é capacitar os estudantes palhocenses em educação empreendedora, e o projeto da UniSul tem esse viés. O Futuro Cidadão Empreendedor é formatado sobre a ideia de que a educação é uma ferramenta de cidadania, atuando na formação de pessoas autônomas, capazes de atuar com competência e dignidade no exercício de seus direitos e deveres. A educação empreendedora é, reconhecidamente, uma peça importante na engrenagem de propulsão do desenvolvimento de uma nação, capaz de aumentar a qualidade da preparação dos estudantes, capaz de estimular a formação de jovens inovadores, proativos e engajados.

“Já estávamos há bastante tempo em contato com a UniSul. Eles estavam fazendo o trabalho em outra instituição, e a gente trouxe eles para a Prefeitura, para realmente abordar essa questão do empreendedorismo dentro das nossas escolas”, relembra a secretária de Desenvolvimento Econômico, Anna Paula Heiderscheidt.

A escola municipal Adriana Weingartner, no Caminho Novo, foi escolhida para participar do projeto-piloto por ser considerada um modelo em Palhoça. “Começamos no Adriana Weingartner, mas nossa intenção é a de expandir para outras escolas”, avisa o prefeito Eduardo.

EMPODERAMENTO ESCOLAR

Alunos de quatro turmas (duas do 7º ano e duas do 8º ano) participam do projeto. Os extensionistas da UniSul já desenvolveram dois dias de atividades na escola do Caminho Novo, com o objetivo de “empoderar a comunidade escolar, por meio da educação empreendedora, expressa em três pilares: criatividade, empreendedorismo e economia doméstica, permitindo que visualizem e apliquem os conhecimentos de administração no seu cotidiano, a fim de resgatar os elos de convivência e inserção social e econômica desses agentes, de forma a intensificar o exercício da cidadania e garantir geração de renda, potencializando a redução da desigualdade social, criminalidade e violência”.

“Nós utilizamos a metodologia do design thinking”, explica a professora doutora da UniSul Rejane Roecker, responsável pelo projeto. “Os estudantes da escola estão sendo bem receptivos e participativos. Os professores e a gestão da escola também, foram super participativos”, comemora a professora Rejane.

“A gestão do prefeito Eduardo Freccia fomenta a cultura empreendedora no âmbito escolar e abre portas para os jovens, explorando, assim, suas habilidades e talentos, aliados a uma educação de qualidade, aberta ao mundo do empreendedorismo”, destaca o secretário de Educação, Gean Karlo Medeiros.

A parceria com a UniSul deve ultrapassar as classes escolares e ganhar corpo junto à sociedade de outras formas, com outros eventos voltados ao empreendedorismo. A agenda já está sendo costurada junto à coordenação do projeto. “Estamos desenvolvendo outros eventos com a professora Rejane, envolvendo o empreendedorismo para empresários, criando todo um ecossistema de empreendedorismo no município, unindo forças com a educação e com o empresariado”, projeta a secretária Anna Paula.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome