EM UM DIA SC REGISTRA O DOBRO DE PESSOAS INFECTADAS PELO CORONAVÍRUS

Com casos de coronavírus confirmados em 14 municípios catarinenses, sendo 10 em Florianópolis, 02 em Rancho Queimado, 01 em São José, 04 em Balneário Camboriú, 01 em Itajaí, 01 em Navegantes, 03 em Joinville, 01 em Pomerode, 01 em Jaraguá do Sul, 02 em Imbituba, 04 em Braço do Norte, 06 em Tubarão,03 em Criciúma e 01 em Chapecó, Santa Catarina tem hoje 40 pessoas infectadas pelo vírus e 361 casos suspeitos.

Os registros estão no boletim oficial divulgado hoje pelo governo do Estado, acrescentando que são oito pacientes internados em hospitais com sintomas da doença, alguns já tiveram a confirmação da doença Covid-19, outros aguardam o resultado. Entre eles, quatro são idosos e um é criança.

Diante do crescimento rápido desde as duas primeiras confirmações no Estado, no dia 12 de março, o governador Carlos Moisés voltou a reforçar a importância da sua medida emitida em decreto para paralisação dos serviços não essenciais e para que as pessoas fiquem em isolamento em casa.

“Se continuarmos nesta mesma escala, no final de semana talvez a gente tenha mais de 100 casos confirmados do novo coronavírus. Estima-se que 10% dos casos precisarão de atendimento intensivo. Temos um planejamento para isso”, destacou Moisés.
O governador ainda destaca que há um crescimento exponencial e por isso as medidas de manter o isolamento, decretada no dia 17, para que o Estado contenha a propagação. “Com certeza teríamos um cenário mais preocupante se não tivéssemos agido rápido”, disse.
Até hoje, a única transmissão comunitária, quando não é possível saber a origem da contaminação, identificada no Estado foi na região Sul. Mas o secretário da Saúde, Helton de Souza Zeferino, alerta que podem haver casos que nem tenham sido notificados em outras regiões, pois há pacientes que não manifestam sintomas, mas podem transmitir. Além disso, uma nova portaria do Ministério da Saúde, publicada nesta sexta-feira, passa a considerar comunitária toda transmissão em território nacional.

Por isso, reforçou a importância de todas as pessoas cooperarem e manterem as medidas impostas no decreto do governo. Zeferino também alertou para o perfil diverso entre os pacientes com confirmação em Santa Catarina. “Uma questão que chama a atenção aqui no Estado é que metade dos pacientes que estão internados com o sintomas não está dentro do grupo de risco, há quatro pessoas jovens, isso mostra que o risco é o mesmo para todos e todos devem cumprir as medidas de isolamento”, destacou

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome