Para conscientizar os jovens entre 16 e 17 anos sobre a importância de participar nas eleições do ano que vem na escolha dos representantes políticos perante à sociedade, o Tribunal Regional Eleitoral realiza entre os dias 25 a 29 deste mês a Semana do Eleitor Jovem.
O voto dessa faixa etária é facultativo, conforme prevê o artigo 14 da Constituição Federal. Ou seja, ainda que tenham o título de eleitor, não são obrigados a votar nem sofrerão nenhuma sanção caso faltem no dia da votação.
No entanto, o princípio da campanha que vai abranger a Justiça Eleitoral em todo o País é de conscientizar esses futuros eleitores sobre a importância do voto. Para tanto, os cartórios eleitorais estarão abertos de 25 a 29 de novembro para receber, sem necessidade de agendamento, os jovens que pretendem tirar o título de eleitor.
Cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE) será responsável por ações independentes em seus respectivos estados. Em alguns locais, há a previsão de ônibus itinerantes em escolas de ensino médio para fazer o alistamento eleitoral dos alunos, além de palestras sobre o tema.