Na votação do segundo turno das Eleições no domingo, as Zonas Eleitorais de Florianópolis contarão com a participação de 72 ciclistas voluntários que carregarão as mídias das urnas eletrônicas – dispositivos onde ficam registrados os resultados – dos locais de votação até os cartórios eleitorais. Assim como no primeiro turno, os atletas percorrerão em comboios rotas pré-estabelecidas para recolher as mídias em 60 locais de votação.
O servidor do TRE-SC e idealizador do projeto, Gonsalo Ribeiro, destaca o caráter sustentável e inovador do projeto, além da economia ao substituir o método tradicional de carregamento – regularmente feito por motociclistas contratados.
Gonsalo ressalta ainda a importância da aproximação entre Justiça e eleitorado. “Dessa forma, a comunidade enxerga o processo por dentro. Porque, afinal, a eleição é dela. Os ciclistas recebem as informações e orientações, entendem como funcionam os procedimentos e passam a ser difusores da segurança e da transparência do processo eleitoral”.
De acordo com o idealizador, a expectativa para os próximos pleitos é antecipar a organização para que a iniciativa possa ser ampliada para mais locais de votação e adotada em outros municípios. Na 90º Zona Eleitoral de Concórdia, como aconteceu no primeiro turno, o projeto também será realizado no próximo domingo com ciclistas e corredores.