ELEIÇÕES 2024: 5.640.659 ELEITORES DE SANTA CATARINA ESTÃO APTOS PARA VOTAR EM OUTUBRO

Com dados oficiais do Cadastro Nacional de Eleitores, concluídos pelo Tribunal Superior Eleitoral, Santa Catarina registra 5.640.659 eleitores aptos a votar na eleição de outubro para prefeito e vereador.

O eleitorado catarinense cresceu 2,75% em relação às eleições de 2022 e 8,35% em relação à última eleição municipal, realizada em 2020. Do total de eleitores aptos, 85,57% possuem dados biométricos coletados na Justiça Eleitoral e poderão votar utilizando a sua biometria.

Entre os municípios com maior número de eleitores estão Joinville, com 434.821; Florianópolis, com 410.812; e Blumenau, com 265.491. Nestas cidades com mais de 200 mil eleitores, é prevista a possibilidade de segundo turno para o cargo de prefeito, caso nenhum candidato consiga a maioria absoluta dos votos em primeiro turno. O município de São José é o quarto da lista, com 191.370 eleitores, e não terá votação em segundo turno.

Quanto ao perfil do eleitorado, 51,89% são do gênero feminino e 40.976 eleitores são eleitores jovens, entre 17 e 18 anos, para quem o voto não é obrigatório, mas que já fizeram o seu alistamento eleitoral e poderão votar em outubro. Além disso, 1.036 eleitores catarinenses buscaram o direito de ter o nome social no seu título de eleitor.

 

A ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE, ressalta que a instituição cumpre uma de suas principais funções constitucionais ao divulgar os dados e o perfil do eleitorado brasileiro.

Para planejar, organizar, preparar e realizar as eleições, na forma segura, transparente e tranquila a que o eleitorado tem direito na democracia brasileira, o Tribunal Superior Eleitoral recebe o cadastro dos eleitores aptos a participar das Eleições Municipais de 2024 e publica os dados para ciência e verificação de todas as pessoas.

O elevado número de eleitoras e de eleitores confirma o que se tem demonstrado na história brasileira, especialmente desde a Constituição do Brasil de 1988 e nos últimos vinte e oito anos em que se desenvolveu o sistema eletrônico de votação, que é o benefício de eleições democráticas livres, certas no tempo, auditáveis em seu processo, transparentes em sua realização, eficientes em seu resultado.

O quadro do eleitorado brasileiro apresentado nesta data é o retrato do cenário político-eleitoral que a cidadania pátria constrói e que se forma neste prazo legal que antecede as eleições, para que todas as pessoas saibam dos dados e do perfil da cidadania participante do processo de escolha dos representantes das cidadãs e dos cidadãos nos municípios brasileiros. Com 155.912.680 eleitoras e eleitores, tem-se aumento de 5,40% em relação ao eleitorado apto a votar nas Eleições Municipais de 2020.

Expõe-se, assim, o resultado da sistematização do cadastramento eleitoral feito no período que a lei estabeleceu para que o exercício da democracia representativa tenha o grau maior de confiança da eleitora e do eleitor, a quem se entrega o espaço republicano próprio para que ela e ele, soberanamente, elejam os seus representantes, de forma segura e tranquila, ciente de que o seu voto é livre e jamais deve ser maculado. O que nele se contiver será apurado e o que for apurado será proclamado como resultado de sua escolha única e comprometida com o destino do presente e das gerações futuras.

O voto é compromisso de esperança que se põe na urna para guardar a Democracia que construímos juntos, com todas as diferenças que nos fazem plurais na unidade que é o Brasil.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome