A partir de hoje até o dia 5 do mês que vem, a Legislação Eleitoral determina a realização das convenções partidárias para a escolha dos candidatos que vão disputar a eleição do dia 7 de outubro.
E o PSD, que tem como pré-candidato ao governo, o deputado Gelson Merísio será o primeiro partido a definir suas candidaturas.A convenção Estadual está marcada para sábado, a partir das 9 horas da manhã no plenário da Assembléia Legislativa.
A pré-candidatura de Gelson Merísio foi confirmada no dia 9 de junho durante evento em Chapecó que reuniu, no parque da EFAPI, mais de dez mil pessoas, dentre 21 deputados estaduais, 108 prefeitos e dirigentes de 11 partidos aliados.
EXTINÇÃO DE SECRETARIAS E CARGOS COMISSIONADOS
Merísio já tem um esboço do Plano de governo e com três propostas polêmicas em busca da reorganização administrativa: a extinção de todas as secretarias regionais, redução de 15 para 10 as secretarias centrais e eliminação de mil, 260 dos mil, 460 cargos comissionados. No caso dos cargos de confiança, as nomeações estariam restritas a 200 nomes.
CONTRAPONTOS
E, dentre os partidos aliados com o PSD, persiste um contraponto: É o PP, onde parte de suas lideranças defende a candidatura ao governo do deputado Esperidião Amin. Aliás, ontem, na cidade de Nova Itaberaba, na região oeste, o nome de Amin ao governo foi referendado por mais de mil e 500 lideranças. Em outro evento, em Criciúma, em 23 de junho, o PP defendeu também a candidatura própria.
E nos dois encontros, Esperidião Amin foi taxativo, afirmando que não vai “arredar o pé da candidatura ao governo”.
Por isso, nesses dias da semana, que antecedem à convenção do PSD, vão ser decisivos para buscar um acordo definitivo entre Gelson Merísio e Esperidião Amin.O PSD quer Amin como candidato ao senado em dobradinha com o ex-governador Raimundo Colombo.