Dentre os setores econômicos e produtivos de Palhoça que sofreram perdas como consequência das chuvas e cheias, a Maricultura foi uma delas, atingindo cerca de 9 mil toneladas de mariscos e 200 mil dúzias de ostras.
A secretaria Municipal de Maricultura e Pesca contabiliza que essas perdas são registradas em um momento delicado para nossos produtores já que, tradicionalmente, no natal e ano novo, esses frutos do mar são largamente consumidos e, muitos produtores ganham agora o que é produzido o ano inteiro. Infelizmente, acrescenta o secretário Flávio Martins, “essa tempestade representou risco de vida e agora representa prejuízo financeiro para muitas famílias de Palhoça”.
BUSCA DE AUXÍLIO
Para amenizar os prejuízos com as perdas na maricultura, o prefeito Eduardo Freccia diz que o município já está organizando providências junto a setores financeiros e estatais para ajudar a recuperar o setor prejudicado: “vamos pedir adiamento de pagamentos de financiamentos, auxílios emergenciais para cobrir despesas mínimas e pedir licenciamento para extrair sementes de bancos naturais. Essas são todas medidas enérgicas, que necessitam muito esforço, mas que ainda são só parte da recuperação necessária”, disse o prefeito.
Entre os pontos destacados estão pedidos de licenciamento para extração das sementes dos bancos naturais, trancado por 24 meses financiamentos com instituições e governos, ajuda emergencial financeira para maricultores de Palhoça. “Não perdemos insumos, mas perdemos a produção. A chuva levou mais ou menos 18 milhões de reais em mariscos e 3 milhões de reais em ostras”, afirmou o secretário de Maricultura e Pesca de Palhoça, Flávio Martins.
AS ÁREAS PRODUTIVAS AFETADAS:
A) ÁREA 32 – BARRA DO ARIRIÚ – PERDA ESTIMADA 90%
B) ÁREA 33 – PRAIA DE FORA 1 – PERDA ESTIMADA 90%
C) ÁREA 34 – PRAIA DE FORA 2 – PERDA ESTIMADA 90%
D) ÁREA 35 – PRAIA DO CEDRO – PERDA ESTIMADA 90%
E) ÁREA 36 – ENSEADA DE BRITO – PERDA ESTIMADA 90%
F) ÁREA 37 – PEDRAS ALTAS – PERDA ESTIMADA 90%
G) ÁREA 38 – PRAIA DO SONHO – PERDAS ESTIMADAS 45%