EDUCAÇÃO OCEÂNICA: REDE DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS É DESTAQUE EM FÓRUM INTERNACIONAL EM BRASÍLIA

Um dos trabalhos destacados no Fórum de Brasília, descreveu a Formação Cultural Oceânica nas Escolas.

Quatro iniciativas desenvolvidas na rede municipal de ensino de Florianópolis, em parceria com outras entidades de destaque nacional, foram expostas em Brasília durante o “Fórum Internacional Currículo Azul: experiências internacionais em educação e cultura oceânica para a resiliência climática”.
Atuaram, como aliados nos trabalhos apresentados no evento em Brasília, a Escola do Mar, escolas básicas Professora Herondina Medeiros Zeferino e Osmar Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/SC.
Segundo a coordenadora da Escola do Mar, Hellen Rios, “é muito importante que as experiências e vivências da rede municipal de ensino possam ser compartilhadas com pesquisadores e professores de todo mundo”.

Um dos trabalhos visou sensibilizar a comunidade sobre a conservação dos ecossistemas costeiros, através de um viveiro como centro de aprendizagem e ação ambiental transformando os estudantes em agentes do conhecimento. Outro trabalho da rede municipal, buscou conhecer o bairro de Canasvieiras, os rios que integram a bacia hidrográfica da região e sua relação com a saúde do ambiente marinho por intermédio do protagonismo dos estudantes com inserção de metodologia científica na educação fundamental.
Também foi exposta uma iniciativa que estudou a relação entre emissão de dióxido de carbono e a  acidificação dos oceanos através de identificação de espécies marinhas, análise de fenômenos físico-químicos e competências socioemocionais.
O quarto trabalho refletiu sobre o uso de referências e bens culturais no ensino, além de debater a cultura oceânica no currículo da rede municipal de ensino e alcançar a ODS 14 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável “Vida na Água”) através de formações    desemparedadas  e interdisciplinares de 2023.

A Escola do Mar é um programa de apoio das unidades educativas da Secretaria Municipal de Educação, que atua com formações continuadas para professores, saídas de estudos complementares, com enfoque em educação ambiental marinho-costeira e educação patrimonial, e projetos de ciência cidadã.

CURRÍCULO AZUL

Alinhado com a Década do Oceano da ONU, durante o Fórum Internacional, os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e da Educação (MEC) assinaram um protocolo de intenções, em Brasília, para a inclusão do Currículo Azul nas escolas, adaptado às realidades locais. O oceano será trado como regulador climático, fonte essencial de vida e manutenção da biodiversidade e catalisador de soluções sustentáveis. Em Florianópolis, a temática já é discutida e trabalhada com ações realizadas nas unidades educativas em parceria com a Escola do Mar.

TRABALHOS E SEUS AUTORES

1-“Cultura Oceânica nas Escolas e (A)mar que nos atravessa e é atravessado por nós: formações continuadas para professores da Educação Básica com o oceano como fio condutor”- elaborado pelas professoras do projeto Escola do Mar de 2023, Rosangela Teixeira, Hellen Rios e Roberta Devesa, em parceria com Carla Cruz (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/SC) e professora Alessandra Fonseca (projeto Ecoando Sustentabilidade/UFSC). O trabalho refletiu sobre o uso de referências e bens culturais no ensino, além de debater Cultura Oceânica no currículo da RME e alcançar a ODS 14 ((Objetivo de Desenvolvimento Sustentável “Vida na Água”) através de formações desemparedadas e interdisciplinares de 2023.

2-“Projeto Manguezal Vivo: Cultivando a vida costeira”- elaborado pelas professoras da EBM Herondina Medeiros Zeferino, Ana Maria de Freitas e Alessandra Holits, em parceria com a professora Rosangela Teixeira (Escola do Mar), os professores Alessandra Fonseca e Paulo Horta, (Escolas à Beira Mar/UFSC) e Maya Baggio, (Raízes da Cooperação). A inciativa buscou sensibilizar a comunidade sobre a conservação dos ecossistemas costeiros, por intermédio de um viveiro como centro de aprendizagem e ação ambiental transformando os estudantes agentes do conhecimento.

3-“Rios e Mar: as relações e influências-Rio Papaquara”- elaborado pelas professoras e direção da EBM Osmar Cunha, Kamila De Toni, Judy Rezende e Silvane Dalpiaz, em parceria com as professoras da equipe Escola do Mar de 2024, Hellen Rios e Rosangela Teixeira, e professora Alessandra Fonseca (Escolas à Beira Mar/UFSC. Otrabalho percorreu o bairro de Canasvieiras, os rios que integram a bacia hidrográfica da região e sua relação com a saúde do ambiente marinho através do protagonismo dos estudantes com inserção de metodologia científica na Educação Fundamental;

4-“Sequência didática: a vida marinha e os impactos das emissões de dióxido de carbono na atmosfera”- elaborado também pelas professoras da EBM Osmar Cunha, Judy Rezende e Kamila De Toni, em parceria a Escola do Mar e a professora Alessandra Fonseca (Escolas à Beira Mar/UFSC). O trabalho foi sobre a relação entre emissão de dióxido de carbono e a acidificação dos oceanos através de identificação de espécies marinhas, análise de fenômenos físico-químicos e competências socioemocionais.

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