DESPOLUIÇÃO DA BEIRA-MAR NORTE: OBRAS TERMINAM ATÉ O FINAL DO ANO

Projetadas para terminar ainda neste ano e com um programa inovador no país, as obras de recuperação ambiental da Beira-Mar Norte, em Florianópolis, seguem no prazo previsto.

Na manhã deste sábado, o governador Eduardo Pinho Moreira vistoriou os trabalhos. O projeto, de responsabilidade da Casan e com recursos do Governo do Estado, prevê o tratamento da água contaminada da rede de drenagem para, depois, lançar ao mar efluentes livres de coliformes fecais.

“Santa Catarina, mais uma vez, torna-se pioneira e referência nacional. A tecnologia usada aqui na Beira-Mar Norte para balneabilidade já é comum nos Estados Unidos, mas pela primeira vez será aplicada no Brasil. Temos uma região abençoada por Deus, com uma geografia e topografia lindíssimas e que precisa ser de uso coletivo. E esse é o nosso trabalho: dar balneabilidade à beira-mar”, comenta o governador Eduardo Pinho Moreira.

Para o presidente da Casan, Adriano Zanotto, a fiscalização das irregularidades é fundamental para o bom resultado. “Apesar de a região ser contemplada por cobertura de esgoto, ainda é muito alto o número de ligações irregulares e clandestinas que poluem a baía. Vamos fiscalizar rigorosamente, em parceria com a prefeitura municipal, para que com o projeto de despoluição não seja contaminado por essas irregularidades”, comenta.

O projeto de despoluição contempla 15 pequenas estações de bombeamento que serão instaladas nas saídas das drenagens e interligadas por uma rede de 3,5 quilômetros de extensão ao longo da orla, sendo que um quilômetros já está concluído. Essa rede vai conduzir a água contaminada até a Unidade Complementar de Recuperação Ambiental (URA), onde será tratada. Após o tratamento, a água mais limpa e clarificada será liberada na Baia Norte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome