Até o final de 2022, os usuários da BR-101, trecho entre Biguaçú e Palhoça, vão ter que continuar amargando o monstruoso engarrafamento que, todos os dias, de manhã, de tarde e de noite, infernizam o trânsito nesse trecho.
Vale lembrar que pelo contrato de concessão da rodovia do governo federal para a auto pista litoral, 2012, seria a data de entrega e conclusão das obras de 50 KM do contorno viário da Grande Florianópolis mas que sempre foi e vem sendo adiado descaradamente.
Essa nova data, 2022, foi anunciada nesta semana pelo anunciada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas que, acompanhado do governador Carlos Moisés, conheceu o projeto, rodou parte do trecho e conheceu o canteiro de obras.
O novo prazo para conclusão da obra não anima em nada a população da região e os usuários que trafegam pela BR-101, porque, desde 2012, o governo federal e a auto pista litoral vêm seguidamente adiando datas.
O fato novo mesmo, é a ação civil pública que o prefeito de Palhoça Camilo Martins ingressou e está em tramitação na justiça federal de Florianópolis exigindo, com razão, a conclusão desse projeto.
Três audiências já foram realizadas com a participação do município e de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ANTT e da Auto Pista Litoral.
Na última sessão, ficou decidido que será levantados valores de multas diárias contra a ANTT e Auto Pista Litoral, caso não cumpram prazos.