A missão oficial de integrantes do comitê Comseg Escolar na cidade de Medellin, encerrada oficialmente hoje, conheceu durante rês dias, os programas de segurança que o governo da Colombia vem implementando nas escolas.O grupo, liderado pelo deputado Mauro de Nadal, presidente da Assembleia legislativa, conta também com a presença de representantes da Polícia Militar, Ministério Público, UFSC e Secretaria de Educação e vai retornar à Santa Catarina com exemplos e modelos de políticas públicas voltadas à segurança no ambiente escolar.
Na avaliação do coordenador do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar, o Comseg Escolar, deputado Mauro de Nadal, os resultados concretos sobre as ações na Colombia são extremamente positivos pois conhecemos de perto ações integradas de educação, cultura e justiça que mudaram a cara de comunidades de Medellín, reduzindo a violência e aproximando famílias”.
Como explica Nadal, nos últimos 30 anos foram implementadas diversas políticas públicas em Medellín, principalmente em comunidades menos favorecidas, todas com foco no eixo da educação e nas famílias. Entre as ações, está a criação de comitês de convivência, de espaços para a prática de esporte, bibliotecas e Casas de Justiça, que prestam diversos serviços às comunidades. “Isso promove uma participação efetiva da comunidade na educação das crianças. As pessoas são ouvidas e contribuem efetivamente”, destaca.
ENGAJAMENTO MÚTUO NAS ESCOLAS
Outro ponto que chamou a atenção dos integrantes do Comseg foi a integração de professores, pais e alunos. Professores mantêm contato constante com as famílias dos alunos, principalmente quando algo anormal é percebido. Além disso, os professores promovem conversas cotidianas com alunos a partir dos 5 anos. O protocolo prevê que assim que identificado algo emocional fora do padrão, um próximo passo seja dado, como o encaminhamento a um psicólogo, por exemplo.
“Uma questão importante é o respeito que se tem ao professor. Mesmo em áreas de conflitos, professores são respeitados inclusive pelos traficantes, e a escola é considerada um ambiente neutro”, diz o deputado.
COMSEG ESCOLAR
O Comseg Escolar é um grupo formado por mais de 30 entidades civis organizadas, constituído pela Assembleia Legislativa logo após o fato triste ocorrido em abril na cidade de Blumenau. Desde então, o grupo vem trabalhando na construção um projeto de lei amplo, o qual deverá ser apresentado à própria Assembleia até o fim de agosto.
Além de ações de segurança, o projeto foca também em questões pedagógicas, de investigação e acompanhamento psicológico dos estudantes. A proposta é criar um ambiente de paz nas escolas.