Para fortalecer e aprimorar o campo e o ambiente de negócios no município, a Prefeitura de São José, em parceria com o Sebrae, Aemflo e CDL , lança amanhã, às 15 horas, em cerimônia no gabinete da prefeita Adeliana Dal Pont, o Programa Cidade Empreendedora São José.
O programa estabelece a transformação econômica e o crescimento sustentável do município a partir da implantação de soluções e políticas de desenvolvimento nos eixos de desburocratização, compras públicas, educação empreendedora, pesquisas e planejamento estratégico da gestão, gestão de projetos e plano de desenvolvimento econômico.
De acordo com a prefeita Adeliana Dal Pont, a adesão ao programa vem para fortalecer ainda mais as ações que a Prefeitura de São José já promove no intuito de desenvolver a economia da cidade. “São José é a sexta cidade do Brasil e a segunda do estado de Santa Catarina que mais gerou empregos no último ano, nossa economia é a quinta maior do estado e este cenário só tende a ser fortalecido com a chegada do programa Cidade Empreendedora ao município”, comenta Adeliana.
Entre as iniciativas do programa estão previstas a criação da Sala do Empreendedor, um espaço desenvolvido para orientar, estimular e auxiliar empresários que desejam empreender em São José. Outro eixo é a capacitação de servidores e gestores municipais com o objetivo de alinhar a equipe da Prefeitura para que a prestação dos serviços seja cada vez mais simplificada e eficiente.
A coordenadora do Sebrae/SC na Grande Florianópolis, Soraya Tonelli, explica que o Sebrae/SC irá atuar promovendo a educação empreendedora nas escolas municipais e disponibilizando ferramentas de gestão profissional que irão alavancar os resultados da gestão pública. “Além disso, por meio da implantação da Sala do Empreendedor, o Sebrae/SC também estará mais perto do empresário, com orientações técnicas e consultoria para auxiliar no crescimento sustentável das pequenas empresas”, explica Soraya.
Para a presidente da AEMFLO e CDL São José, Nadir Koerich, a parceria fomentará o empreendedorismo no município por meio do Plano de Desenvolvimento Econômico, da desburocratização a abertura e baixas de empresas e pelas consultorias da Sala do Empreendedor. “A implantação deste Programa facilitará a vida dos empresários em diversos aspectos. Vamos acompanhar e monitorar todas essas ações para que possamos juntos incentivar novos negócios e a economia da região”, complementa Nadir.
O lançamento do programa em São José significa o início da implantação de 34 soluções, que preveem oficinas, cursos de formação e atualização, e uma série de ações que visam à mudança de cultura administrativa para estimular o desenvolvimento econômico do município.