Com o aumento e anúncio oficial de continuidade das chuvas, equipes de todas as unidades que integram a Força Tarefa da prefeitura de Florianópolis, participaram, hoje, de uma reunião de trabalho para atualizar as condições climáticas previstas para a região da capital nas próximas horas.
Agentes da Defesa Civil do Município visitaram as áreas mais vulneráveis para orientar as famílias que vivem em morros ou encostas. Já choveu nas últimas 96 horas mais de 165 milímetros em Florianópolis e a previsão indica mais chuva nas próximas horas e com persistência na semana.
O prefeito Topazio Neto, que comanda e acompanha as ações de vigilância e socorro, reforça a preocupação com a previsão de chuva que persiste nesta noite, madrugada e durante os próximos dias. Volumes acima de 200mm para 48h, quase o dobro do esperado para o mês e, se confirmar, teremos problemas na mobilidade e com alagamentos, até mesmo em ruas com boa drenagem.
A secretaria de Infraestrutura está desde sábado com caminhões hidrojato nas ruas fazendo a remoção de água em pontos alagados e fazendo consertos emergenciais em pontos que tiveram a estrutura afetada. A Prefeitura seguirá com a força-tarefa até as chuvas cessarem.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública vai estar com a estrutura da Guarda Municipal para auxiliar na mobilidade de Florianópolis. Além disso, profissionais da Infraestrutura estarão com maquinários no atendimento que for necessário em toda a cidade. Vagas em um hotel conveniado a Prefeitura de Florianópolis serão disponibilizadas para garantir atendimento a possíveis desabrigados.
A Defesa Civil de Florianópolis pede que a população redobre os cuidados com o solo que fica instável por conta do excesso de água em curto período de tempo. Atenção para: elevação dos níveis de rios, enxurradas, alagamentos e deslizamentos. O número de emergência da Defesa Civil é 199.