Em mais uma ocorrência de adversidade climática em Santa Catarina, a cidade de Xanxerê, na região oeste, foi atingida domingo com fortes chuvas quew provocaram, além de enchentes, a morte de uma pessoa e prejuízos na infraestrutura em vários bairros da cidade. E mais uma vez, ontem, o governador Jorginho Mello voltou à região lamentou as perdas e garantiu apoio do Estado para a reconstrução das zonas atingidas. Em reunião com o prefeito Oscar Martarello, o governador afirmou ainda que o Governo vai arcar com a metade dos recursos para a construção de um túnel que terá a função de desviar água do centro da cidade, evitando alagamentos.Segundo a prefeitura, o túnel, com aproximadamente 800 metros de extensão e 50 metros de profundidade, tem investimento estimado em R$ 14 milhões. Equipes do Estado atuam na cidade desde o ocorrido, em auxílio à população atingida e para o restabelecimento de serviços e vias e que foram prejudicados.
“Infelizmente Xanxerê também está sofrendo como muitos municípios do nosso estado que foram assolados pela enchente. Estou aqui hoje pra trazer o meu abraço de solidariedade e garantir que tudo o que pudermos fazer será feito para ajudar as famílias, o comércio e a cidade a se reerguer. O Estado também será parceiro do município pra tirar do papel o túnel que vai livrar o centro da cidade dos grandes volumes de água. Assim que o projeto tiver pronto, iniciam as tratativas técnicas para começar a construção”, afirma o governador.
De acordo com informações da Defesa Civil municipal, choveu mais de 130 milímetros em menos de uma hora na cidade, no período da manhã. Uma pessoa morreu em decorrência das fortes chuvas no município. Luiz Henrique Vettori, 31, teve o carro arrastado pela correnteza. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o veículo ficou preso embaixo de uma ponte e o homem não conseguiu sair.
Os bairros mais atingidos pelo temporal foram Bortolon, Vila União, Dos Esportes, Vista Alegre, Santa Cruz, Centro, São Jorge, Castelo Branco, Primo Tacca, Alvorada e Nossa Senhora de Lourdes. Casas e estabelecimentos comerciais foram inundados.