Após a passagem da chuva na Grande Florianópolis, as equipes municipais da Defesa Civil realizam o levantamento de dados nesta quinta-feira,11. As equipes de emergência ficaram de prontidão durante a noite de quarta,10, para atender a população, caso fosse necessário. Durante a noite, a Defesa Civil SC emitiu alerta para o litoral catarinense para o risco de alagamento e deslizamento. Foram usadas as plataformas tradicionais, como as redes sociais, site e SMS.
Agora pela manhã, os coordenadores regionais da Defesa Civil SC auxiliam as equipes municipais e orientam sobre os procedimentos. O secretário de Estado da Defesa Civil SC, Rodrigo Moratelli, sobrevoa a região da Grande Florianópolis para conferir a situação atual.
Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom Defesa Civil SC
Os maiores volumes de chuva foram registrados na Grande Florianópolis e parte do litoral catarinense. Conforme a estação meteorológica da Epagri/Ciram e Cemaden, nas últimas 48 horas choveu 400 mm no norte de Florianópolis. Foi o maior volume de chuva registrado no Estado. Acompanhe os dados.
Dados Registrados SDC/SC – 11/01/18 – 08h30min
Maiores acumulados nas últimas 12 horas
Florianópolis – Carijós 243 mm
Florianópolis – Santo Antonio de Lisboa 189 mm
Florianópolis – Itacorubi 173 mm
Penha – 152 mm
São Francisco do Sul – 146 mm
Florianópolis – Centro – 124 mm
Balneário Camboriú – 113 mm
Itapema – 145 mm
Camboriú – 112 mm
São José – 93 mm
Barra Velha – 81 mm
Maiores acumulados nas últimas 48 horas
Florianópolis – Carijós 400 mm
Florianópolis – Santo Antonio de Lisboa 324 mm
Florianópolis – Centro 311 mm
Florianópolis – Itacorubi 309 mm
Governador Celso Ramos – 241 mm
Palhoça – 217 mm
São José – 216 mm
Antônio Carlos – 181 mm
Penha – 180
Itapema – 176 mm
Biguaçu – 167 mm
Navegantes- 166 mm
São Francisco do Sul – 154 mm
Balneário – 153 mm
A meteorologista da Epagri/Ciram, Laura Rodrigues, informa que a chuva deve continuar até sexta-feira, 12. “A chuva ainda vai ser intensa nesta quinta-feira. Na sexta-feira a chuva começa a diminuir. No sábado e domingo a previsão indica sol. Toda essa chuva é favorecida pela evaporação do mar que está aquecido e os elevados índices de umidade do mar que são transportados para as cidades litorâneas”, explicou.
RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL/SC
Alagamentos/inundações: Evite o contato com a água e não dirija em lugares alagados. Não transite em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deslizamentos de terra: Observe qualquer movimento de terra ou rochas próximos de sua residência, inclinação de postes, árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal pelo número 199 ou Corpo de Bombeiros 193.
Acompanhe as informações oficiais do governo, como o site da Epagri/Ciram e Defesa Civil SC. Também siga nas redes sociais como o Instagram, Twitter e Facebook os alertas publicados. Receba no seu celular os alertas por meio de mensagem de texto (SMS). Basta enviar um SMS com o seu CEP para o número 40199. O serviço é gratuito.
(Fonte e foto: Site da Defesa Civil/SC)