Ressaltando que o anúncio pelo governo federal do corte de R$146 milhões previstos no orçamento da União deste ano e programados para Santa Catarina, o governador Pinho Moreira, em carta ao presidente Michel Temer, demonstrou preocupação, observando que a medida vai afetar diretamente investimentos na malha rodoviária federal, um sistema atualmente em situação calamitosa, colocando em risco a vida da população e diminuindo o escoamento da produção, prejudicando a economia catarinense e do país. r
No documento, Eduardo Pinho Moreira destaca a urgente necessidade de revisão da medida, destacando que Santa Catarina, assim como outros Estados, enfrenta sérias dificuldades, de dívidas de anos anteriores, do déficit previdenciário e da recessão que se abateu sobre o país, ao mesmo tempo em que registra aumento crescente das demandas por serviços públicos – situação que ficou ainda mais grave com os impactos da recente paralisação dos caminhoneiros.
Ao pedir mais justiça na distribuição de recursos, diante da contribuição de Santa Catarina para o país, o Governo do Estado argumenta que, com 7 milhões de habitantes e apenas 1,12% do território nacional, Santa Catarina é o 7º maior Estado em arrecadação de tributos federais e, paradoxalmente, o 4º que menos recebe retorno desses recursos.
“Santa Catarina faz a sua parte, garantindo o desenvolvimento econômico, gerando empregos e renda. Na gestão governamental, trabalhamos com o rigoroso controle dos gastos públicos e redução efetiva da máquina pública. Esperamos que o Governo Federal também mantenha compromisso e responsabilidade com a sociedade catarinense”, finaliza o governador Eduardo Pinho Moreira.