Depois que o deputado federal Esperidião anunciou, pela manhã, de que estava mantida a sua pré-candidatura ao governo do Estado, o deputado Gelson Merísio, já candidato oficial ao governo pelo PSD e outros dez partidos, encaminhou correspondência à Executiva Estadual do PP.
Merísio ressalta que “embora tenha recebido nesta sexta-feira a comunicação oficial de que o deputado federal Esperidão Amin decidiu seguir projeto próprio nas eleições de outubro, encaminho ao Partido Progressista, em nome do Diretório Estadual do PSD, ofício reforçando a disposição de ter o partido compondo a chapa majoritária de nossa coligação”.
Merísio lembrou a Moção de Compromisso, firmada pelo PP, em agosto do ano passado, quando os progressistas decidiram pela coligação com o PSD. Ainda na nota, Merísio “reforça a oferta de vaga de Vice-Governador e Senador da República, pelo PP, em nossa chapa”.
Como desdobramento da decisão de Amin, desde o meio dia, várias informações de bastidores aumentaram o clima político da sucessão Estadual.
Dentre elas, a de que o PP já teria a garantia de aliança com o PSDB onde o pré-candidato ao governo, senador Paulo Bauer desistiria da opção e seria então candidato à reeleição.
Também, no DEM, a decisão é que o partido formaria aliança, também com o PP, com o deputado federal João Paulo Kleinubing sendo candidato a vice na chapa encabeçada pelo PP.
Agora, a decisão de Esperidião Amin de concorrer ao governo será colocada em votação na convenção Estadual do PP, marcada para amanhã às 10 horas, no plenário da Asembléia Legislativa.