Representadas por diversas atrações culturais, a prefeitura de Palhoça está comemorando a Semana do Folclore no Centro Cultural programadas para a Semana do Folclore no Centro Cultural Laudelino Weiss, prédio histórico que abrigou por diversas décadas a sede do governo municipal. Os registros oficiais resgatam a origem da criação do termo “folklore”, unindo as palavras em inglês “folk” (povo, popular) e “lore” (cultura, saber). O termo foi utilizado pela primeira vez pelo escritor inglês William John Thoms. Desde então, folclore simboliza o “saber tradicional de um povo”.
A Semana do Folclore segue até sexta feira com muitas atividades e atrações culturais e o secretário executivo de Cultura da Fundação Municipal de Esporte e Cultura de Palhoça, Caio Dorigoni, destaca que “nós temos uma história muito rica e vale a pena aproveitarmos uma data tão importante para conhecermos e reforçarmos a nossa identidade cultural”.
CENTRO CULTURAL HISTÓRICO
“Desde a sua inauguração, em abril, o Centro Cultural tem recebido diversas ações que incentivam e resgatam a cultura de Palhoça. O objetivo é realmente torná-lo acessível aos palhocenses”, observa o presidente da fundação Jeferson Ramos Batista. Desde sua abertura, o espaço vem se consolidando como uma referência de cultura em Palhoça. Situado ao lado da Igreja Matriz do Centro, o prédio foi inaugurado em 1895.
Conhecido antigamente como Paço Municipal, já foi sede de prefeitura, delegacia, Juizado de Paz, cadeia pública e Conselho Municipal (um equivalente à Câmara de Vereadores), e recebeu muitas outras atividades.
O prédio agora abriga a Biblioteca Pública Guilherme Wiethorn, salas para exposições, o arquivo cultural e social do município, salas para cursos na área de cultura, além de uma sala de reuniões e de um setor administrativo, onde funciona a gerência cultural da FMEC.
SEMANA DO FOLCLORE
A programação que começou na segunda feira, marca ainda as seguintes atividades culturais:
QUARTA FEIRA:
10h às 11h: Roda de capoeira, com o professor Wolverine
10h às 16h: Feira das Escolas Profissionais da Ponte do Imaruim e do Jardim Eldorado
13h às 16h: Contação de lendas, com o professor Marcos Matos
14h às 16h: Apresentação do Terno de Reis da Barra do Aririú
QUINTA FEIRA:
9h às 10h: Contação de histórias, com a professora Roseli
10h às 16h: Feira Coletiva da Praia do Sonho
13h às 16h: Contação de lendas, com o professor Marcos Matos
14h às 15h: Contação de histórias, com a artista Claudete da Mata
SEXTA FEIRA:
10h às 16h: Feira Coletiva da Praia do Sonho
13h às 16h: Contação de lendas, com o professor Marcos Matos
14h às 15h: Contação de histórias, com a Bruxa Neli