Reconhecida como o “Piano Catarinense” e de ser um patrimônio dos catarinenses“, a Banda de Música da Polícia Militar foi homenageada ontem em sessão especial da Assembleia Legislativa ao completar 130 anos de existência.Atualmente, a banda é composta por 43 músicos, sendo 36 policiais da ativa e sete da reserva remunerada. Em 2008, ela foi declarada Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Santa Catarina
Ao ressaltar a importância da agremiação, o deputado Marquito (Psol), proponente das homenagens. lembrou que “toda noite é uma boa noite para celebrar a arte. Nada melhor que a arte para acalantar nossos corações e reavivar nossa humanidade. É isso que celebramos nesta noite, o poder artístico da banda da Polícia Militar e representa uma história que precisa ser preservada, celebrada, saudada e incentivada. Ela tem um papel importante na interação da instituição com a população, aproximando a Polícia Militar da sociedade”, disse o parlamentar.
Ao festejar as homenagens, a banda além de executar os hinos Nacional e de Santa Catarina, tocou canções de Djavan, o comandante do conjunto, subtenente Luiz Fernando da Silva, ressaltou que “a noite é muito especial, pois não há nada mais gratificante na vida que o reconhecimento, não por vaidade, mas pela afirmação coletiva de que nossos atos tiveram aprovação em meio a essa imensidão que é a diversidade humana”, disse. “Que continuemos construindo de forma positiva, com dedicação paixão e trabalho árduo essa valorosa missão, elevando ainda mais o padrão de excelência de nossa música.”
Representando o comando geral da PM, o coronel Marcos Aurélio Ramm, chefe do Centro de Comunicação Social da instituição, afirmou que “a banda é um patrimônio da Polícia Militar e dos catarinenses e integrada à Polícia Militar que tem o objetivo de preservar a ordem, proteger a vida e levar segurança pública a todos os catarinenses, por outro lado, a filarmônica oferece arte e com proximidade maior à população.”
HOMENAGEADOS DA NOITE:
Banda de Música da Polícia Militar de Santa Catarina
Coronel Aurélio José da Rosa, comandante-geral da PMSC
Coronel Marcos Aurélio Ramm, chefe do Centro de Comunicação Social
Coronel Nazareno Marcineiro
Subtenente Luiz Fernando da Silva, comandante da banda
Subtenente Jonatas Edson Passos, subchefe da banda
2º tenente Graciliano Guedes Pompeu (in memorian), comandante da banda entre 1904 e 1933
Major Osnildo Delvan, comandante da banda entre 1974 e 1985
Capitão Walfredo Raimundo Pinho, comandante da banda entre 1985 e 1993
Subtenente Almir José da Silva, comandante da banda entre 2008 e 2014
Subtenente Leandro Espíndola Torres Barbosa, regente da banda
1º sargento Jairo Vieira da Silva, regente da banda
Subtenente Luiz Fernando da Costa, regente da banda entre 1969 e 1981
Subtenente Giovane Cascaes Pacheco, regente da banda entre 1995 e 2008
2º sargento Adriano Marcos da Luz
3º sargento Alcione Shtorach
Cabo Andrey Miranda
Cabo Dyjonathan Dyowany Pacheco
Subtenente Ednilson Joel Machado de Souza
Subtenente José Ricardo Pereira
Subtenente Maurício de Souza
3º sargento Maurício Mário de Moraes
3º sargento Rafael Thiesen de Oliveira
Subtenente Rui Gilvano da Silva
3º sargento William Marcos Ribeiro