AMÉRICA CENTRAL: SANTA CATARINA DEBATE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS COM O PANAMÁ

Governador Jorginho Mello lidera delegação catarinense em reuniões de negócios com o Panamá.

Focando a localização estratégica do Panamá no cenário da logística internacional e a diversidade econômica de Santa Catarina, a comitiva de autoridades  que está em missão oficial  na América Central, sob a liderança do governador Jorginho Mello e do deputado Mauro de Nadal, presidente da Assembleia Legislativa, discutiu e tratou hoje  de novas oportunidades de negócios entre o Estado e o Panamá. estado. Na sede da embaixada brasileira, recebidos pelo titular da representação diplomática, Carlos Henrique Moojen de Abreu e Silva, oram apresentados produtos estratégicos a serem comercializados para América Central, como os vinhos de altitude, proteína animal e os produtos de valor agregado como os dos setores têxtil e metalmecânica.

Ao embaixador, a delegação catarinense destacou que as  pontes comerciais ao lado da importância que estas ligações com Santa Catarina podem representar, como a  localização estratégica do Panamá no cenário da logística internacional e a diversidade econômica do estado. Foi lembrada também a necessidade de parcerias em projetos importantes para o estado, no sentido de buscar investimento estrangeiro para obras estruturantes, como ferrovias, pontes e armazenamento de grãos.

O Panamá é considerado a grande passagem de mercadorias de todo o mundo, sendo a única ligação controlada entre os oceanos Pacífico e o Atlântico. A estrutura possibilita a ligação dos mercados norte-americanos, asiáticos e sul-americanos.

Também hoje, a comitiva se reuniu com representantes de instituições financeiras, que estão presentes em 11 países do continente, além de contar com representações na Europa. A ideia é atrair investimentos internacionais para obras estruturantes, como nas áreas de portos, ferrovias e aeroportos.O banco pode ser um parceiro, já que trabalha com financiamentos de grandes projetos, tendo expertise em parcerias público-privada (PPP). Há também conversas para que Santa Catarina tenha participação na Feira Internacional do Panamá, que será realizada em março de 2024. Na ocasião, deverão ser apresentados os produtos e o estado catarinense ao mundo

PARCERIAS ESTRATÉGICAS

Para o governador Jorginho Mello a principal dificuldade a ser vencida para que estas parcerias sejam firmadas é o fato de que o estado ainda é pouco conhecido no cenário internacional. “Nós precisamos divulgar cada vez mais Santa Catarina. Por isso a importância de estarmos aqui representando e mostrando a qualidade do que se faz no estado e que este estado tem um governo e um parlamento e que é parceiro na construção de políticas que possam beneficiar os dois países”.

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Mauro De Nadal, ao classificar como de resultados positivos o encontro, expressou que “a parceria com a Embaixada é fundamental para abrirmos novos mercados e potencializar a economia do nosso estado, gerando mais empregos e renda”, afirmou.

Para o deputado estadual Fabiano da Luz, a reunião foi uma oportunidade de mostrar Santa Catarina para outras regiões do Continente, abrindo novas relações comerciais. A opinião é compartilhada também pelo deputado estadual Antídio Lunelli. Para ele, missões assim são importantes para a construção de acordos em diversas áreas, os quais são benéficos para Santa Catarina.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome