ALESC: UNIVERSITÁRIOS DESTACAM ATIVIDADES E PARTICIPAÇÃO DOS DEPUTADOS EM DECISÕES PRÓ-SANTA CATARINA

Deputado Moacir Sopelsa fala aos universitários do Estágio Visita

Os universitários que participam da quinta edição do Projeto Estágio Visita, desenvolvido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, foram recebidos hoje na Presidência da Assembleia Legislativa. Durante quase uma hora, eles conversaram com o presidente do Parlamento, deputado Moacir Sopelsa (MDB), que destacou a importância de eles conhecerem os deputados e todo o processo legislativo.

Os estudantes, que foram indicados pelos deputados para participarem do projeto, representam 21 universidades de 17 municípios. Sopelsa destacou a importância do Estágio Visita para a formação de novas lideranças. “É um projeto importantíssimo. Bom seria trazermos mais estudantes e dar a oportunidade a eles de vivenciarem como funciona essa Casa, que debate sobre os assuntos que mexem com as vidas dos catarinenses.”

Ele enfatizou a importância das pessoas participarem do processo político. “Se nós conhecermos as pessoas que integram o Executivo, Legislativo e o Judiciário, nos dará a oportunidade de conhecermos quem vamos eleger. Quando você elege alguém, você entrega a ele uma carta de crédito, um cheque em branco, ele será o seu representante, seja no Executivo ou no Legislativo. A participação na política é muito importante para todos nós, a política está no nosso dia a dia, por isso a importância deste projeto para a sociedade.”

O acadêmico da 10º fase do curso de Direito da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), de Criciúma, Filipe Cataneo Marcello, avaliou como positiva a participação no projeto. “É uma oportunidade incrível, que bom seria se todos os jovens tivessem essa mesma oportunidade, conhecendo a rotina dos deputados, vendo como funcionam as comissões, o plenário, a sessão legislativa. Como muitos pensam, o Legislativo é o poder de menos crédito, mas por pessoas que não conhecem, quando conhecem veem que o trabalho é diferente e focado para o bem da sociedade catarinense.”

A acadêmica da 9º fase do curso de Direito da Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina), campus de São Miguel do Oeste, Karine Fantini Bolsoni, também avaliou como positiva a participação no projeto. “Venho do Extremo Oeste do estado e a gente acaba não tendo tanto contato com o Legislativo estadual devido a distância, e estando aqui percebi coisas e pensamentos que tinha antes que foram mudando. Não acompanhava as sessões e com certeza, a partir de agora, vou passar a acompanhar mais e também em relação à aprovação das leis.”

O projeto prossegue amanhã com mais atividades no Palácio Barriga Verde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome