ALAFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: SÃO JOSÉ É REFERÊNCIA DO PACTO NACIONAL

Com aulas presenciais no período noturno e distribuídas em seis escolas da rede municipal, São José é referência, dentre às cidades brasileiras, que assinaram o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, o EJA, lançado pelo Ministério da Educação no mês de julho. E, o engajamento de São José nessa modalidade de ensino, vem superando a exigência de adesão ao programa que estabelece, como garantia de participação no EJA, pelo menos, uma unidade de ensino para jovens e adultos.

A secretária Municipal de Educação, Cláudia Regina Macário, destaca a importância do pacto. Ela enfatiza que a iniciativa é um esforço coordenado para garantir que mais brasileiros tenham acesso à educação. “Aqui em São José temos trabalhado para que cada dia mais estudantes sejam estimulados a continuar os estudos e chegar ao ensino superior. Na última década, foram cerca de 10 mil estudantes formados”, afirmou.

Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua, 2023), do IBGE, há atualmente 9,3 milhões de brasileiros com 15 anos ou mais que são analfabetos, representando uma taxa de 5,4%. O Pacto EJA busca superar esse desafio ao ampliar a oferta de matrículas na EJA, incluindo a educação para jovens e adultos privados de liberdade e a educação profissional integrada.

A iniciativa acontece para ampliar as matrículas de pessoas maiores de idade com baixa escolaridade e também ofertar vagas integradas à educação profissional, além do retorno do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), criado em 2003, com a abertura de 900 mil vagas para estudantes e de 60 mil bolsas para educadores populares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome