Para acompanhar as ações junto à justiça e polícia de São Paulo, os desdobramentos que serão adotados em relação à criança catarinense, de dois anos, encontrada na companhia de um casal suspeito e que está amparada em uma unidade do conselho tutelar, uma equipe de agentes da segurança pública de Santa Catarina chegou hoje à capital paulista.
O grupo é integrado por dois oficiais da Polícia Militar, entre eles o coordenador do Programa SOS Desaparecidos da PMSC, um delegado da Polícia Civil e um psicólogo policial. Eles estarão à disposição para atender a criança e acompanhar os desdobramentos junto ao Poder Judiciário do Estado de São Paulo.
De acordo com o secretário de Segurança Pública de SC, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, o caso está nas mãos do Poder Judiciário, em tramitação conjunta envolvendo as comarcas de São José/SC e Tatuapé (foro regional/SP), e ultimado o devido processo legal o menino Nicolas deverá retornar a São José, sua cidade de origem. “Atendendo a determinação do governador Jorginho Mello, as forças de segurança estarão em prontidão para trazer a criança de volta ao estado”, ressaltou.
A criança desaparecida em SC foi localizada em atuação conjunta das forças policiais de SC e de SP na segunda-feira, 8, e está abrigada em SP, cabendo agora ao Judiciário de São Paulo os trâmites que se referem ao retorno dela a Santa Catarina.