Representando a congregação suprapartidária, que além de deputados reúne membros da sociedade civil e órgãos públicos, o instrumento da Frente Parlamentar vem ganhando força na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A criação de duas novas frentes foram anunciadas nesta semana na Alesc, como de apoio às cooperativas de energia elétrica e à gestão de resíduos sólidos. Antes, já havia sido criada a frente parlamentar para defender o fortalecimento das corporações dos Bombeiros Voluntários em Santa Catarina.
A criação da frente parlamentar às cooperativas de energia elétrica foi anunciada pelo deputado Wolnei Weber (MDB) para “debater, por exemplo, a possibilidade de destinar 20% do ICMS para que essas cooperativas possam investir em subestações, que vão dar oportunidade de crescimento e de novos negócios”.
Já o deputado Marquito (PSOL) propõe a instalação de uma frente parlamentar para debater a gestão dos resíduos sólidos nos municípios catarinenses. “Acredito que esta Casa Legislativa pode se debruçar sobre essa matéria, inclusive pensando e auxiliando os municípios a encontrar caminhos adequados para realizar esse serviço com a melhor qualidade ambiental, social e econômica”.
Antes, já havia sido criada a Frente Parlamentar para defender o fortalecimento das corporações de bombeiros voluntários de Santa Catarina, para que elas tenham melhores condições de trabalho e de estrutura.O mesmo colegiado condena a aprovado na Câmara dos Deputados projeto que torna ilegal o funcionamento de corporação de bombeiros voluntários em todo o país. A frente é liderada pelos deputados Dr, Vicente Caropreso (PSDB) e Matheus Cadorin (Novo).