Uma operação da Polícia Militar de Santa Catarina impediu, hoje pela manhã, que uma área de terras, de propriedade privada, às margens da SC-401 em Florianópolis, fosse ocupada por cerca de 150 invasores.
As ações, coordenadas pelo 21º batalhão da região norte da Ilha e tendo à frente o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, resultaram na desocupação pacífica dos invasores que haviam montado estruturas provisórias na área.
Durante a operação, foram detidos apenas os dois líderes do movimento, acusados de esbulho possessório e crime ambiental. O esbulho possessório caracteriza-se pela invasão de propriedade com o intuito de impedir o uso por seu legítimo proprietário.
Além disso, a operação resultou na apreensão de 16 veículos pertencentes aos invasores. Os veículos foram encontrados estacionados ilegalmente em uma associação localizada do outro lado da SC-401, onde também ocorreu uma invasão não autorizada.
O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, destacou que a corporação reforça a importância do respeito às normas e à propriedade privada, mantendo-se atuante na prevenção e resolução de situações que comprometam a segurança e a ordem pública.